Nova frente fria, chuva e neve estão vindo por aí. Saiba quando
16-08-2022

Foto: Mycchel Legnaghi
Foto: Mycchel Legnaghi

Há possibilidade de nevar em áreas do Sul do país em dois dias desta semana

POR PRYSCILLA PAIVA, DE SÃO PAULO

Canal Rural

Neve, chuva e nova frente fria. Essas são algumas das condições climáticas devem ocorrer no Brasil ao decorrer desta semana. É o que indica a Climatempo em boletim divulgado nesta segunda-feira (16). Deve nevar, por exemplo, nas serras Gaúcha e Catarinense na quinta-feira (18).

Um dia antes — na quarta (17) — é o momento em que o período chuvoso tender a ganhar força no Centro-Sul.  A mais nova frente fria, por sua vez, já surge neste início de semana.

Semana começa com frente fria

Neste início de semana, a passagem de uma nova frente fria e mais um corredor de umidade que vem da Amazônia mudam o tempo no Rio Grande do Sul. O decorrer desta segunda-feira (15) vai ser de nuvens e chuva, que acontece a qualquer momento em Porto Alegre. Em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, a chuva ocorre a partir da tarde. Venta bastante em todo o interior da região Sul, com rajadas de 80 quilômetros por hora. E atenção aos acumulados elevados no território gaúcho.

As instabilidades também persistem na costa leste do Nordeste, ainda com os maiores acumulados de chuva previstos para o leste de Alagoas e do Sergipe, além do sudeste de Pernambuco. A chuva nestas regiões pode vir com moderada a forte intensidade acompanhada por raios e rajadas de vento.

Apesar das temperaturas continuarem baixas pela manhã, volta a esquentar em locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Não chove no Tocantins, no centro-sul de Rondônia e nem na maior parte do Pará.

No Amazonas, em Roraima e no Amapá, a chuva acontece a partir da tarde e por causa do calor, podendo vir com até forte intensidade e acompanhada por trovoadas. Com possibilidade de acumulados pontualmente elevados no Amazonas e norte do Pará.

Chuvas na terça-feira

A chuva aumenta no Centro-Sul do Brasil na terça-feira (16). Além disso, volta a chover em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de São Paulo, em todo o Paraná e em Santa Catarina. A chuva avança para áreas do oeste e sul de Mato Grosso, mas ainda de forma isolada.

Grande parte do centro e interior do Brasil terá, ainda, tempo firme e seco. A chuva persiste na costa leste do Nordeste, ainda de forma forte no litoral de Alagoas e Sergipe. Na região Norte, a previsão é de ar abafado e chuva forte no Amazonas, em Roraima e no Amapá.

Mais chuva e risco de neve

A semana será marcada por grandes mudanças no tempo, principalmente no Centro-Sul. A chuva ganha força a partir da quarta-feira (17), em Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Santa Catarina. Porém, ela avança a partir de quinta-feira (18) para áreas como: São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

As temperaturas também diminuem em grande parte do Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste. Na quinta (18), uma massa de ar polar começa a avançar pelo Sul do país, do noroeste ao sul de São Paulo e do sul de Mato Grosso do Sul e despenca as temperaturas.

Risco de neve nas serras Gaúcha e Catarinense e até mesmo no sul do Paraná. A possibilidade de neve no Sul brasileiro é para o final da tarde e durante a noite da quinta-feira (18) — com ela avançando pela madrugada de sexta (19).