Novas tecnologias fortalecem o amendoim, que é das culturas mais viáveis para a rotação com cana
08-05-2015

Nas áreas de renovação de cultura de cana-de-açúcar, uma das parcerias preferidas do produtor é a rotação com amendoim. Prova do sucesso dessa prática é a região de Ribeirão Preto, que é a maior produtora nacional do grão, mas basicamente realizando o seu plantio apenas nas áreas de renovação dos canaviais. 

Apesar de ser coadjuvante na cadeia de produção de cana, o amendoim é um produto alimentício cada vez mais apreciado pelos brasileiros. E considerando as vantagens nutricionais do produto, tem potencial para ganhar um espaço ainda maior no mercado nacional.

Com o objetivo de oferecer mais tecnologia para a sua produção, o IAC (Instituto Agronômico) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está voltado ao desenvolvimento de variedades que atendam às necessidades da produção agrícola e do processamento industrial do amendoim.
Nos últimos anos, o IAC lançou quatro variedades de amendoim chamadas alto oleicos, com grãos que possuem cerca de 70% a 80% de ácido oleico. O índice é muito alto, comparado aos demais materiais existentes, que têm 50% desse ácido. Essa característica é muito apreciada pela indústria, pois permite manter o produto nas gôndolas por doze meses com a mesma qualidade, sem rancificar e perder o sabor. Fora as vantagens desse ácido para a saúde do consumidor.

As duas variedades mais recentes lançadas pelo IAC – IAC OL 03 e IAC OL 04 – foram disponibilizadas ao produtor em 2013 e 2014.
Os novos materiais de amendoim oferecidos pelo IAC trazem ganhos agronômicos, por serem 10% mais produtivos do que os outros existentes no mercado. Outra característica importante é o ciclo determinando entre 125 e 130 dias, que possibilita o plantio de amendoim na renovação da cana-de-açúcar. Isto é importante porque 80% das lavouras de amendoim do estado de São Paulo são plantadas nos intervalos de renovação da cana. Esses intervalos devem ser curtos, de no máximo 130 dias, para não atrapalhar o próximo plantio da cana.

Utilizar o amendoim na rotação com a cana é benéfico porque é uma planta autossuficiente em nitrogênio, enriquecendo o solo com esse elemento e outros nutrientes, por meio da palhada, favorecendo a canavicultura. “Além disso, o amendoim é tolerante a nematoides e ajuda a diminuir a incidência nas áreas com a cultura”, relata o pesquisador José de Godoy, do IAC.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.