Novas tecnologias intensificam ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas regiões de influência da Usina de Porto Primavera
13-07-2022

Novas tecnologias intensificam ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas regiões de influência da Usina de Porto Primavera — Foto: Cesp/Divulgação
Novas tecnologias intensificam ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas regiões de influência da Usina de Porto Primavera — Foto: Cesp/Divulgação

Período de estiagem, com baixa umidade do ar e ventos, aumenta o risco de queimadas.

Por g1 Presidente Prudente

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) intensificou as ações de prevenção e combate a focos de incêndios florestais nas regiões de influência da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, em Rosana (SP), na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A Cesp conta com a utilização de drone com sensor térmico e aplicativos que indicam focos de incêndio em tempo real e investe também em equipamentos de comunicação da Brigada Florestal e para melhorar a mobilidade em áreas de difícil acesso em casos de focos de incêndios florestais.

“Esta época do ano traz uma combinação perigosa, de baixa umidade do ar e ventos, o que potencializa muito o surgimento e a rápida propagação de incêndios florestais. Por isso, as ações de prevenção a incêndio, que são permanentes em nossa unidade, são intensificadas nesta época do ano”, destacou André Rocha, gerente de Sustentabilidade da Cesp.

O drone, explica o gestor, é utilizado tanto na identificação de focos de incêndio como na segurança dos brigadistas e resgate de animais silvestres do fogo. Paralelamente, a companhia também investiu em equipamentos de comunicação por rádio para brigadistas e na aquisição de duas bombas d’água que serão instaladas em veículos de menor porte (caminhonetes) para agilizar o tempo de resposta em áreas de difícil acesso.

Além disso, em maio deste ano, a Brigada Florestal da companhia participou de um treinamento de combate a incêndios. O curso foi ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Reber Coutinho Capilé, convidado para o treinamento devido à vasta experiência em ações de combate a incêndios florestais no Parque Ivinhema e Pantanal. A iniciativa contou com a participação, além dos brigadistas, de dois prestadores de serviço da companhia, e com uma simulação de princípio de incêndio em uma área da companhia, devidamente preparada para a atividade.

Campanha

Durante os meses mais críticos da estiagem, a Cesp irá divulgar por meio das redes sociais e do seu canal de comunicação com a comunidade pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o Diálogo Aberto, materiais com orientações de como evitar incêndios florestais, as principais causas, os riscos que estes incêndios podem gerar e o que fazer em caso de incêndio.

O objetivo, completa o gerente de Sustentabilidade, é sensibilizar a população, incluindo as comunidades ribeirinhas e rurais, sobre a gravidade dos incêndios florestais e para que ela possa auxiliar a companhia na prevenção e monitoramento dos focos de incêndio, por meio da mudança de hábitos e alertando as autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros local, caso identifique qualquer foco de incêndio.

O canal Diálogo Aberto da Cesp opera de segunda a sexta, das 8h às 17h (horário de Brasília), pelo telefone: 11 93032-6699.