Novas tecnologias para máquinas agrícolas reduzem o consumo de diesel
31-05-2017

Os motores AGCO Power com a tecnologia SCR apresentam cerca de 10% da redução de consumo de combustível, e com o sistema iEGR, 5%”, diz Ricardo Huhtala. Crédito: AGCO Power
Os motores AGCO Power com a tecnologia SCR apresentam cerca de 10% da redução de consumo de combustível, e com o sistema iEGR, 5%”, diz Ricardo Huhtala. Crédito: AGCO Power

Redução no consumo de diesel nas novas máquinas agrícolas varia de 5% a 10%

O desenvolvimento das tecnologias para reduzir as emissões de poluentes por tratores e máquinas agrícolasgerou custo, que em maior ou menor escala foi repassado pelos fabricantes para as máquinas faturadas a partir de 1 de janeiro de 2017. As empresas não informam qual foi o aumento no valor repassado, mas admitem que, no segundo semestre de 2016, houve uma correria por parte dos clientes por aquisição de tratores e máquinas agrícolas com a tecnologia não emissionada e, por isso, com o valor menor.


Há quem apresente o caixa apertado das empresas e produtores como justificativa para essa manobra. “Com o caixa no vermelho, não há quem pense no verde”, diz um representante de uma fabricante, que preferiu não se identificar. O que ele quis dizer, é que: na visão do cliente, é preferível pagar menos do que ter ganho ambiental.

Mas também considerando o caixa da empresa, essas novas máquinas contam com um atrativo direto: consomem menos diesel.Ricardo Huhtala, diretor da AGCO Power, braço da AGCO responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos motores utilizados pelas marcas Massey Ferguson e Valtra, informa que os motores que utilizam a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) apresentam cerca de 10% da redução de consumo de combustível. Já os motores com o sistema iEGR (Recirculação Interna do Gás de Escapamento), proporcionam economia de combustível de 5%. “As marcas Massey Ferguson e Valtra utilizam as duas tecnologias, variando conforme apotência das máquinas agrícolas”, observa.

Huhtala diz que não há diferença entre o consumo de potencias, tratores, colhedoras de cana e colheitadeiras.O que existe é uma curva de potência e torque direcionada para cada tipo de veículo. “Por exemplo, uma colhedora de cana ou grão trabalha mais tempo em potência máxima, ao contrário de um trator de linha leve. Por isso, moldamos essa curva de acordo com aplicação da máquina.”

A FPT Industrial também desenvolveu motores que consomem menos diesel. Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, informa que os novos motores FPT Industrial MAR-I/ Tier3 são menos poluentes e mais econômicos. “O time da FPT Industrial trabalhou forte para aperfeiçoar a calibração das diversas aplicações dos nossos motores e investiu em novas tecnologias para redução de consumo em até 8%.”

Sobre diferença entre consumo de potencias, tratores, colhedoras de cana e colheitadeiras, Xavier diz que tem sim. “O time da FPT Industrial desenvolveu soluções sob medida para cada aplicação - tratores, colhedoras de cana, colheitadeiras, entre outros – buscando otimizar em cada caso a performance da máquina e o baixo consumo, obtendo desta forma um menor custo operacional para a cliente”, salienta.

Veja matéria completa na editoria Capa, na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.