Nove variedades RB indicadas para enfrentar o clima gaúcho
07-08-2015

O projeto de desenvolvimento de variedades tolerantes ao frio desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado e Ridesajá resultou na indicação de cultivo de 9 variedades. “O comportamento delas está muito bom, estão sendo plantadas por pequenos produtores em diferentes pontos do Rio Grande do Sul”, afirma Edelclaiton Daros, professor da UFPR, instituição que integra a RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético).

Segundo Sérgio dos Anjos, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, a tolerância ao frio foi fator determinante para a indicação destes materiais. “No que se refere a esta característica é importante salientar que o período de frio que antecede o inverno propicia a aclimatação destes genótipos, aumentando a tolerância durante geadas mais severas. Isto não acontece em ambientes como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, onde a queda de temperatura é muito abrupta, causamos danos irreversíveis”, explica.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado informa que as variedades de cana-de-açúcar recomendadas para o RS já foram adotadas por mais de 138 produtores que produzem cana e não apenas para produção de álcool, mas também para a fabricação de aguardente, açúcar mascavo, melado e alimentação animal.

Estas 9 variedades indicadas para plantio no RS foram lançadas em 2012. Na ocasião, houve a assinatura do convênio entre a Embrapa e a Universidade Federal do Paraná. “Isso melhorou muito nossa articulação com a Ridesa do Paraná, assim como com outros pesquisadores de outras Universidades da Rede, que se aproximaram mais do projeto facilitando nossos trabalhos e proporcionando mais discussões sobre demandas da cultura”, afirma dos Anjos.

Veja matéria completa na editoria Pesquisa& Desenvolvimento na nova edição da CanaOnline. Visualize no site, baixe grátis o pdf da edição. Ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br