Núcleo da Mulher da Coplana no IV Encontro Cana Substantivo Feminino
19-02-2015

A Coplana, Cooperativa Agroindustrial, mantem sete Núcleos de Desenvolvimento, que são fóruns de discussão, formados por cooperados nas regiões ondeatua. Os produtores se organizam em reuniões mensais, para discutir demandas, necessidades, sugestões para auxiliar a gestão da Cooperativa e iniciativas dentro da cadeia produtiva.

Os Núcleos também têm o objetivo de identificar novas lideranças e serve de exemplo prático para a gestão democrática. Na agenda constam palestras e visitas técnicas sobre as culturas, novas tecnologias, agronegócio, comercialização do produto, perspectivas de safra, além de educação cooperativista.
Por meio dos Núcleos, por exemplo, é possível realizar o aperfeiçoamento do produtor dentro do conceito de empresa rural e implantar novas alternativas para a produção, negociação e abertura de mercados. Possuem estatuto e elegem seus representantes por voto direto. Contam com coordenador, vice-coordenador e secretário, responsáveis por promover a aproximação entre produtores e direção da Cooperativa. Portanto, servem de elo de ligação entre as aspirações dos cooperados e as ações do Conselho de Administração.
A Coplana possui cinco Núcleos de Cooperados: nas regiões de Guariba, Jaboticabal, Taquaritinga, Dumont e Pradópolis, criados em 2002. Em 2003, implantou o Núcleo Jovem Cooperativista, formado por familiares jovens de cooperados e, em 2004, a Cooperativa criou o Núcleo da Mulher, como forma de aproximar este público das atividades desenvolvidas e agregar valor ao sistema.
Regiane Alves, gestora de Projetos de Comunicação e de Responsabilidade Socioambiental, Assessora de Comunicação da Coplana, participará do IV Encontro Cana Substantivo Feminino, onde falará sobre a atuação do Núcleo da Mulher da Coplana.

O IV Encontro Cana Substantivo Feminino acontece em 12 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto. Inscrições antecipadas grátis pelo site: www.canasubstantivofeminino.com.br