O amendoim é parte do pacote sustentável da cana
07-07-2015

Na busca pela sustentabilidade, a cana não pode descartar o amendoim, pois ele contribui agronomicamente, economicamente e socialmente

Luciana Paiva e Leonardo Ruiz

O leitor que conhece pouco sobre lavoura canavieira pode estranhar o fato de várias páginas da CanaOnlline destacarem a cultura do amendoim, uma vez que a revista é dirigida à cana-de-açúcar. Mas é que o amendoimfaz parte do pacote sustentável da agroindústria canavieira, como diz Ismael Perina Júnior, produtor de cana e amendoim e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool.

A colocação de Perina decorre dos seguintes fatores: ao plantar amendoim nas áreas de reforma de cana, a leguminosa oferece ganhos agronômicos, como incorporação de material orgânicoefixação simbiótica de nitrogênio de 30 a 40 Kg/ha deixados no solo. Gera renda extra ao produtor e reduz o custo do plantio de cana – estimativas indicam que cerca de 20% dos custos de plantio de cana se consegue reduzir no composto dos benefícios da rotação com amendoim. Outro ponto que contribui para o balanço sustentável é que a dobradinha cana/amendoim aumenta a geração de alimentos na mesmo área. Essa prática faz muito bem à imagem da cana. “Nessa busca pela sustentabilidade, o setor sucroenergético não pode descartar o amendoim, pois ele contribui agronomicamente, economicamente e socialmente”, salienta Perina.

E como o objetivo da CanaOnline é apresentar soluções que levem ao desenvolvimento sustentável da cana, o amendoim sempre teve espaço em suas páginas. E durante as quatro próximas edições esse grão terá maior destaque, por meio do Especial Amendoim, onde abordaremos matérias que vão da evolução do cultivo até os cuidados com cliente final. O Especial, que conta com o apoio da BASF, terá a Coplana, Copecana, Coopercitrus e IAC entre os parceiros de conteúdo.

Veja matéria completa na editoria Especial Amendoim na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br