O controle de plantas daninhas
08-07-2014

Toda e qualquer planta daninha pode ser eliminada através de três grupos de controle: mecânico, químico e cultural. O primeiro pode ser feito através de tratores para o preparo de solo ou manualmente, através da enxada, viável, principalmente, em pequenas áreas. Já o controle químico, realizado com o uso de herbicidas, pode, quando aplicado em doses corretas, matar ou retardar o crescimento das daninhas. Essa alternativa acaba sendo a de melhor custo- beneficio, pois economiza mão-de-obra e possibilita agilidade na cobertura de toda a área. Mas, o produtor deve ficar atento a certos detalhes, como regulagem do aparelho de pulverização e, especialmente, as condições de temperatura, umidade e velocidade do vento.

Já o cultural pode ser realizado através de preparo adequado do solo antes do plantio; utilização de variedades adaptadas às condições locais e resistentes às plantas daninhas e rotação de culturas.

Porém, cada um desses tipos de controle apresenta vantagens e limitações. Segundo o consultor Weber Valério, da ConsultAgro, o manejo integrado é, portanto, a forma mais eficaz de combate as plantas daninhas. “Com ele, conseguimos minimizar a possibilidade de diversificação de plantas, conter a dispersão, evitando novas entradas, e reduzir o banco de sementes e preservar a cultura, a capacidade produtiva e o ambiente como um todo”.

Entre as técnicas disponíveis, Valério afirma que a principal delas é o controle preventivo, evitando disseminação através das operações mecânicas. “Uma colhedora, por exemplo, que passa por um local infestado, acaba levando as sementes para as áreas limpas, dificultando ainda mais o controle. Ela é, sem dúvida, o principal agente disseminador, especialmente de plantas daninhas de sementes grandes. Dessa forma, o importante é realizar uma limpeza correta nas máquinas antes de mudá-las de local”.

Veja matéria completa na editoria Herbishow na edição de junho da CanaOnline, visualize no site, baixe grátis o pdf da edição ou o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br