O espetáculo da MPB na Agrishow 2017
25-05-2017

Uma área com dois hectares especialmente dedicado a MPB AgMusa™ na Agrishow
Uma área com dois hectares especialmente dedicado a MPB AgMusa™ na Agrishow

Leonardo Ruiz

O plantio de mudas de cana com mudas pré-brotadas (MPB) no sistema de Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) é considerada uma das grandes inovações dos últimos anos no setor canavieiro. Pensando nisso, a BASF preparou na Agrishow 2017, realizada de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto, SP, uma área de dois hectares para a realização de dias de campo sobre AgMusa™, tecnologia de mudas sadias desenvolvida pela empresa. Ao todo, cerca de 400 pessoas, entre produtores e representantes de usinas, acompanharam as demonstrações, que ocorreram na arena de tecnologia da Feira.

A apresentação ficou a cargo de Nilton Degaspari, gerente de desenvolvimento de mercado da BASF, que destacou os benefícios do sistema, cujo objetivo é tombar uma cana já sadia em solos revigorados por outras culturas, turbinando ainda mais seu desempenho. Entre os benefícios estão: a redução de custos na formação de viveiros e implantação do canavial comercial; maior velocidade na introdução de novas variedades; incremento de sanidade (menor risco da ocorrência de doenças como raquitismo e escaldadura); eliminação de riscos de transporte e introdução de pragas (Sphenophorus levis) via mudas e formação de canavial comercial com viveiro de mudas de alta qualidade.

Na área demonstrada, a taxa de desdobra alcançada foi de 1 para 24, ou seja, 1 hectare proporcionaria mudas para plantar 24 hectares de área comercial. Isso gera, apenas na operação de plantio, uma economia de cerca de R$ 2 mil reais por hectare. Além disso, o produtor ou usina consegue renda extra, tanto na venda da cultura intercalar, que pode ser soja ou amendoim, quanto no envio da cana excedente para a unidade industrial.

Degaspari demonstrou, ainda, a correta maneira de se fazer a desdobra. Segundo ele, a cana, colhida com 180 dias, deve ser distribuída no sulco cruzando o pé com a ponta. Dessa forma, com apenas 10 gemas por hectare, é possível obter uma taxa de desdobra de 1 para 24. “Com isso, a possibilidade de ocorrer falhas é praticamente nula, em função das mudas, sadias e de alta qualidade, que possuem gemas aptas a brotar.”
Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.