O lado feminino que leva ao sucesso
23-03-2017

No agronegócio, gradativamente encontramos mulheres assumindo cargos na gestão operacional dos empreendimentos
No agronegócio, gradativamente encontramos mulheres assumindo cargos na gestão operacional dos empreendimentos

Observa-se que as mulheres estão vencendo as barreiras profissionais através das competências técnicas específicas

*Marcos A. Françóia

A disputa do capital intelectual continua acirrada nas organizações, visto que o mercado tem exigido cada vez mais novas e diferenciadas habilidades técnicas e comportamentais para conviver, decidir e superar os momentos de incertezas sociais, políticas, econômicas e ambientais. Nesse contexto, a mulher possui habilidades que se destacam, como a intuição, o foco e o senso de preservação. Simultaneamente ela desenvolve com mais seriedade e espontaneidade o senso de liderança moderna e humana, onde o “Ser” é muito mais importante que “ser alguém espetacular” ou “ter algum cargo de grande relevância”.

Pesquisas mostram que o público feminino está praticamente dividindo o mercado de empreendedores com os homens e, na gestão empresarial, apesar de ainda ser uma porcentagem menor, a cada dia as mulheres seguem um passo à frente para conquistarem seu espaço.

Observa-se que as mulheres estão vencendo as barreiras profissionais através das competências técnicas específicas, não tanto pelas competências estratégicas.

No agronegócio isso está nítido. Gradativamente encontramos mulheres assumindo cargos na gestão operacional dos empreendimentos, porém, na gestão estratégica, a participação destas ainda continua restrito às herdeiras, e mesmo assim, para parte delas.

Sem desmerecer os demais cargos na gestão, que individualmente ou somados também são estratégicos para se produzir resultados, nesse texto me refiro a gestão estratégica como sendo cargos que decidem os rumos do negócio, como presidentes, diretores e executivos das áreas financeira e/ou de controladoria. Nessas áreas, no agronegócio, a presença das mulheres ainda é minimamente notada, diferente de outros segmentos do mercado que tiveram um aumento significativo da participação delas, como o mercado financeiro, jurídico e comercial. Basicamente mercados onde as habilidades da influência, relacionamento interpessoal e intuição são requisitos muito valorizados.

Veja matéria completa na editoria Economia, edição 40 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.