O papel da área de Recursos Humanos nos períodos de crise
12-06-2015

Obviamente que, durante uma crise como essa que o setor sucroenergético atravessa por anos, as empresas procuram enxugar projetos, programas e ações mais estratégicas de gestão de pessoas. Porém, esse seria o momento em que elas mais precisariam da atuação estratégica de Recursos Humanos, planejando e promovendo ações e intervenções que visem a manutenção do clima, dos ânimos, do desempenho e da sinergia.

“Isso é extremamente necessário e não é enxugando as áreas de RH e voltando para o básico que vamos obter esses resultados. Remodelar, inovar, trazer novos desafios às equipes dessa área, isto sim. Pois, para se ter força, credibilidade e dar a cota necessária de contribuição numa crise como essa, temos que ser muito bons. Não dá para sermos simplesmente básicos”, afirma a consultora Beatriz Rossi Resende de Oliveira.

Beatriz explica que, antes da crise, a área de RH vinha conseguindo maiores espaços para uma atuação mais ampliada e estratégica nas empresas, onde se via organizações do segmento encorpando suas áreas de RH dentro de modelos contemporâneos com atuação focada em consultoria interna, amplitude corporativa e projetos e ações voltadas ao desenvolvimento de pessoas. “Esse cenário conquistado me deixa muito feliz e realizada. Eu acredito que, em breve, estaremos escrevendo e discutindo a importância da gestão de pessoas para o sucesso do negócio. Além disso, posso afirmar que estaremos, daqui a um tempo, colhendo a parte boa do que as crises e mudanças nos impõem, mesmo que a caminhada, nesse momento, esteja sendo dura e desgastante”, completa.
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