O plantio de uma nova área responde por 20% a 25% dos custos totais de produção de cana-de-açúcar
22-02-2022
Mas se a produtividade do canavial se prolongar por mais cortes, os custos serão diluídos e a porcentagem pode despencar para apenas 7%
Atualmente, o plantio de uma nova área responde por 20% a 25% dos custos totais de produção de cana-de-açúcar. Mas João Rosa, o Botão, gestor de projetos do Pecege afirma que, caso o produtor ou usina utilize técnicas e/ou tecnologias que permitam prolongar a vida de um canavial com uma produção que se mantenha elevada ao longo dos anos, os custos serão verdadeiramente diluídos e aquela porcentagem pode despencar para apenas 7%.
Nos últimos anos, centenas de profissionais do segmento estão descobrindo o poder da irrigação tecnificada para conquistar a tão almejada longevidade com produtividade. Entre as diferentes modalidades, a mais eficiente é o gotejo subterrâneo. Daniel Pedroso, Especialista Agronômico da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, salienta que a tecnologia entrega as quantidades ideais de recursos hídricos de acordo com as fases do cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta, maximizando os resultados.
Outro diferencial do gotejo é a possibilidade de aplicação de moléculas químicas e orgânicas e produtos biológicos através dos mesmos equipamentos de injeção de água. “A Nutrirrigação foi desenvolvida pela Netafim e permite ao agricultor aprimorar sua adubação convencional, aplicando parte dos nutrientes de forma mais parcelada seguindo uma agenda previamente determinada visando suprir a necessidade da planta para seu pleno desenvolvimento e produção. Além de uma cana mais vigorosa, essa prática também reduz custos de aplicação, evita a alta salinidade causada pelo uso excessivo de fertilizantes e impede a lixiviação e, consequentemente, a perda dos produtos aplicados”, afirma Pedroso.
Confira matéria completa: http://www.canaonline.com.br/conteudo/irrigacao-por-gotejamento-eleva-longevidade-e-dilui-os-altos-custos-com-formacao-de-novas-areas.html

