O que é o biometano produzido da vinhaça
05-10-2015

Durante a Fenasucro & Agrocana (Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética), realizada no final de agosto de 2015 em Sertãozinho, SP. Durante a Feira houve o lançamento de um projeto pioneiro que prevê a produção e distribuição de biometano no Noroeste do Estado de São Paulo.

O projeto foi formalizada por meio de um Protocolo de Intenções assinado por representantes das empresas GasBrasiliano, Consórcio CSO e Malosso Bioenergia, na presença do Secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, a parceria está alinhada ao Programa Paulista de Biogás do Estado de São Paulo (Decreto nº 58.659, de 04/12/2012), que prevê a obrigatoriedade de comercialização de um percentual mínimo de biometano através das redes de distribuição de gás natural e cuja ênfase é o biometano produzido a partir de vinhaça.
José Waldir Ferrari, diretor técnico comercial da GasBrasiliano, explica que o biometano – que alguns chamam de biogás – é um combustível quase que idêntico ao gás natural convencional que circula na rede de distribuição. São basicamente combustíveis a base de metano. “O combustível com alta concentração de metano queima melhor, traz melhor rendimento ao motor e baixíssima emissão. A queima é completa. Não há resíduo nenhum nessa queima. A combustão completa traz eficiência e baixa emissão. É combustível nobre, Premium, e está disponível nas usinas”, salienta.

De acordo com Ferrari, a Malosso Bionergia deve começar, já no início, a produzir 10 mil metros cúbicos por dia, o que é bastante gás. A Malosso é empresa relativamente pequena, a previsão de moagem para a safra 2015/16 é de 800 mil toneladas de cana. Mas a estimativa é que as maiores unidades do Estado de São Paulo possam produzir até 50 mil metros cúbicos de gás. “Se fizermos o aproveitamento disso, temos oferta de um combustível novo, renovável, ambientalmente recomendado e em larga escala.”

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br