O que você faria se encontrasse uma onça no canavial?
11-11-2014

O ideal, segundo Márcia Rodrigues, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), é não fazer nada e deixar que ela siga seu caminho. Caso ela se aproxime, não se deve correr. O certo é se afastar lentamente e/ou ligar algum aparelho que produza som alto.

Caso encontre uma ninhada, não se deve retirar ou tocar nos filhotes. Deve-se notificar a empresa para que o corte naquele talhão seja suspenso até que a mãe venha recolher os animais, o que acontecerá, provavelmente, durante a noite.

Caso haja uma onça ferida, é preferível deixar que o animal se cure naturalmente. Não é necessário acionar o resgate, pois na natureza os animais mais aptos sobrevivem. Porém, caso o ferimento tenha sido ocasionado por equipamentos agrícolas, é necessário acionar o corredor das onças para a correta orientação do procedimento de resgate e cuidados.

É muito comum, também, o atropelamento de onças em estradas. Quando isso acontecer, é necessário acionar a concessionária da rodovia, a Polícia Rodoviária ou a Polícia Ambiental.

Em outras situações, surgem onças em áreas rurais. Aqui, o fundamental é isolar a área e abrir a porta do local onde ela se encontra, possibilitando que ela deixe o local por si mesma.

Já em áreas urbanas, não se deve persegui-la para filmar ou fotografar. Deve-se acionar o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental ou a Guarda Municipal, que por sua vez irão chamar uma equipe especializada que possui equipamentos adequados para a imobilização química do animal.