O resultado do Coaching no IACvoltar

Publicado em : 08/11/2017
O resultado do Coaching no IAC
Marcos Landell: investimento para o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe do Programa Cana do IAC

O IAC iniciou em novembro de 2016, o processo de coaching para alguns de nossos pesquisadores

“Na minha visão, temos avançado principalmente em aspectos de inter-relacionamento. Em nossa equipe, havia ilhas de dificuldade, o que é normal em qualquer grupo. Mas como temos uma equipe de pesquisa relativamente pequena, não podemos nos dar ao luxo de perder ninguém por isolamento, por não conseguir interagir com os colegas. E o coaching está promovendo essa aproximação, pois fornece às pessoas elementos que agregam maior percepção para entenderem que fazem parte de um time, que não é para caminhar sozinhos, que para sermos fortes, temos de ser coesos. Particularmente, estou muito satisfeito com o trabalho da Multi Training, são muito competentes”, afirma Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC – Instituto Agronômico.

O parecer de Carlos Alberto Mathias Azania, Pesquisador Científico do Centro de Cana do IAC, representa muito bem o que as pessoas pensam ou acham que sabem sobre o processo de coaching. “Há pouco tempo ouvi a palavra coaching pela primeira vez e, no primeiro momento e de forma simplista, me disseram que se tratava de sessões nas quais um profissional ajuda a pessoa em escolhas e decisões que precisam ser tomadas. Transcorrido pouco tempo, a instituição na qual trabalho me ofertou sessões de coaching. Com a visão simplista que me passaram as iniciei, confesso, um tanto receoso.A partir das primeiras sessões descobri que o coaching era muito mais impactante na vida das pessoas, quando comparado à visão simplista que haviam me passado. Foi a partir do coaching que consegui observar qualidades, virtudes, aptidões que, por si só, jamais teria observado.”

Azania salienta que foi uma experiência sensacional. “Hoje consigo ter uma visão melhor da vida, seja profissional e familiar. Readaptei e reorganizei minhas atividades profissionais, familiares e planos futuros de forma simples. Recomendo o coaching para meus amigos e familiares, realmente, acreditem, é uma transformação fantástica na vida. Você descobrirá que o universo que nos cerca está muito além do mundo que vivemos. Descobertas suas qualidades e aptidões, o céu é o limite para seu sucesso profissional e paz familiar. Sou grato à equipe da Multi Training”.

Quem também se sente muito melhor após a realização do coaching é o pesquisador científico Mauro Alexandre Xavier. “O Coaching foi uma oportunidade maravilhosa de trabalhar a parte emocional, comportamental e de relacionamento no trabalho. Não saberia mensurar exatamente todos os benefícios, mas tenho um forte sentimento de que hoje posso ser uma pessoa produtiva e ao mesmo tempo com elementos internos que inspirem o desafio a renovação e a realização de minha atividade profissional. Sou agradecido à equipe da Multi Training por contribuírem com esse estado de bem-estar e me ensinarem a encontrar abrigo na brisa e sombra de muitas árvores.”

Silvana Creste, Pesquisadora Científica e Vice-diretora do Centro de Cana IAC, diz que o treinamento com a Multi Training tem sido relevante para sua capacitação em liderança e desenvolvimento de equipe. “Como líder de um time que representa gestão pública e privada, as ferramentas oferecidas nas sessões de coaching têm contribuído para desenvolver minha segurança na tomada de decisões em questões de liderança, envolvendo aspectos administrativos e operacionais com vistas à profissionalização de minha instituição. O treinamento também tem sido importante para apontar e lapidar deficiências pessoais, principalmente aquelas relacionadas à comunicação, que sem dúvida, se constituem em obstáculos para a consolidação das mudanças projetadas. Hoje me sinto mais segura para gerenciar conflitos, identificar perfis e desenvolver habilidades e performance nas diferentes áreas em que atuo.”
Veja matéria completa na editoria Gestão de Pessoas, na edição 47 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

 


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •