O setor precisa buscar o equilíbrio financeiro, mas sem esquecer o canavial
24-11-2016

Se apenas sanar a dívida e não investir no canavial, a dívida vai voltar e aumentar

Deve investir sempre no canavial. Se estiver muito endividado, paralelamente a usina vai ter que buscar se equilibrar financeiramente, mas como tudo não pode ter extremos, não pode deixar de investir no canavial. Porque, se apenas sanar a dívida e não investir no canavial, a dívida vai voltar e aumentar. É questão de ponderação.

É claro que, se para investir na matéria-prima o limitante for a dívida, tem que abater a dívida o suficiente para deixe de ser fator limitante. Mas se está nesse negócio, não pode esquecer nunca do canavial. Além disso, é importante planejar uma evolução do negócio com crescimento sustentável.

Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, professor do Departamento Vegetal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP)

Veja matéria completa na editoria Holofote na edição 38 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.