O Setor vai à Colômbia
24-11-2017

Referência internacional em produtividade canavieira, a Colômbia tem sido o destino de vários brasileiros que buscam novas técnicas produtivas a fim de alcançar excelência e agregação de valor

Leonardo Ruiz

A Colômbia possui um prestígio internacional no que se refere a produção de esmeraldas, uma das pedras preciosas mais cobiçadas do planeta. O país é destaque, não apenas pela quantidade que produz - 55% de toda a produção mundial -, mas também pela qualidade. As gemas colombianas destacam-se das demais por possuírem uma cor verde considerada como a mais “pura”.

Mas além do verde das esmeraldas, outro tom de verde cobre as terras colombianas. O verde da cana-de-açúcar. Puro e vivo. Semelhante ao das esmeraldas. Outro tipo de riquezaque também atrai demasiada atenção. São agricultores independentes e usinas que buscam novas técnicas que lhes permitam aumento de produtividade e, consequentemente, de competitividade. A escolha da Colômbia se dá pelo fato de o país ser referência internacional em produtividade de cana - nos últimos dois anos, 116,5 toneladas por hectare (TCH) e cerca de 13 toneladas de açúcar/ha (TAH).

Gráfico Produtividade – Colômbia é a campeã no ranking de produtividade em cana-de-açúcar no mundo
Fonte: Asocaña

Um dos países mais interessados pela Colômbia é o Brasil, que possui similaridades que os une e diferenças que os complementa. Da agricultura à cultura em geral, o destino dos dois países parece mesmo ser o intercâmbio tecnológico. As oportunidades de visitas e estudos de caso devem ser aproveitadas ao máximo, com foco naquilo que cada um tem de melhor. O aprimoramento de um representa oportunidade para o outro. Como países-referência em produção de cana-de-açúcar, Brasil e Colômbia devem assumir juntos a responsabilidade de apontar caminhos para o futuro.

Veja matéria completa na editoria O Agro pelo Mundo na edição 48 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.