Orplana muda a forma de gestão para atender a nova realidade do setor
30-11-2015

Fundada em 1976, a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) reúne 33 Associações e 16 mil produtores, que representam aproximadamente 23% da cana produzida na região – das 571 milhões de toneladas colhidas na safra 2014/15, 129 milhões de toneladas vieram dos fornecedores. De acordo com Manoel Ortolan, presidente da Orplana, 90% desses produtores são considerados pequenos, produzematé 10 mil toneladas de cana e respondem por 35% do total da cana de fornecedor.

Ortolan ressalta que o setor passou por mudanças muito significativas nos últimos anos, uma delas é a entrada de grandes grupos e multinacionais, o que provocou alterações na forma de negociação entre industriais e produtores de cana. O cenário também exige que o produtor mecanize o canavial e adote inovações tecnológicas. No quesito representação de classe também houve mudanças, com a expansão da cana nas novas fronteiras, foram criadas associações que se mesclaram com as já existentes, algumas com mais de 70 anos, com isso, as reinvindicações dos associados ficaram muito diversas.

Este cenário, declara Ortolan, mostrou a necessidade urgente de promover uma transformação na gestão da Orplana para fazer frente a nova realidade. “Precisamos ser mais ágeis, estar mais próximos para assegurar aos seus associados a oportunidade de continuarem no jogo. Para isso, contratamos a Markestrat, o professor Marcos Fava Neves está à frente desta consultoria. Eles realizaram um estudo para estruturação da Orplana. Através do programa Caminhos da Cana, criado pelo professor, visitamos 22 associações de produtores de cana, ouvimos, produtores, técnicos, dirigentes. E quando isso foi tudo tabulado, definimos seis diretrizes para a Orplana e delas 19 projetos para implementação”, conta.

Veja matéria completa na editoria Capa da nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.