ORPLANA terá participação expressiva no 5º AgroEncontro
09-04-2018

Entidade será responsável, por exemplo, pelo painel que debate o futuro do produtor de cana-de-açúcar

A Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA) terá uma expressiva participação na quinta edição do AgroEncontro, um dos maiores eventos do setor canavieiro, que acontece entre 10 e 13 de abril, na Fazenda Experimental da Ourofino, em Guatapará, SP. O AgroEncontro é uma iniciativa idealizada pela Ourofino Agrociência.

O gestor executivo da Orplana, Celso Albano, coordenará o painel “O futuro do produtor de cana-de-açúcar”, que ocorrerá nas quatro manhãs do evento, sendo que a cada dia haverá uma cooperativa “madrinha”. Na terça-feira (10/04), por exemplo, o painel contará com a presença dos produtores de associações da área de abrangência da Coplacana.

Segundo Celso Albano, serão abordados várias questões que envolvem gestão da atividade, riscos do negócio, mercado de açúcar e etanol, Consecana, os benefícios do RenovaBio ao Produtor, necessidade imediata de soluções para renovação de canaviais, e o “que está sendo feito pelo futuro que se vislumbra para o produtor de cana”. Para participar dos debates, serão convidados os presidentes da cooperativa madrinha do dia e das associações vinculadas a ela.

“Vamos replicar os mesmos assuntos para públicos diferentes”, comenta. A programação do AgroEncontro inclui ainda a participação da Coplana na quarta-feira (11/04); da Coopercitrus na quinta-feira (12/04) e daCopercana na sexta-feira (13/04).

Durante o painel do AgroEncontro, o gestor executivo da Orplana falará também sobre os três programas, que são os pilares da atuação da entidade: o Muda Cana, o SegmentaCana e o Fórum da Cana. Ele abordará inclusive a nova configuração do Muda Cana – iniciativa da Orplana voltada à capacitação dos produtores –que será mais abrangente a partir da implantação de duas plataformas digitais: a FarmingSolution (engajamento) e a de capacitação ou de Ensino a Distância (EAD).

“O produtor do futuro precisa absorver e assimilar as ferramentas digitais, de maneira que superem obstáculos de aprendizado e transformação”, observa.Além disso, o Muda Cana terá um trabalho de extensão que possibilitará o acompanhamento no campo das demandas do produtor em relação a diversas práticas.

Outro programa da Orplana, que será detalhado no AgroEncontro, é o SegmentaCana, que tem o objetivo de entender os diversos perfis de produtores, conforme o tamanho, produção, controle de operações, a forma de atuação – afirma Celso Albano. “O pequeno, o médio, o médio-grande e o grande têm necessidades diferentes”, diz.

O SegmentaCana fornecerá subsídios e indicadores para a capacitação e o processo de melhoria contínua do Muda Cana e também para os debates técnicos do Fórum da Cana. Os três programas da Orplana estão interligados – ressalta.

“O futuro do produtor de cana-de-açúcar” tem sido o tema norteador de iniciativas da Orplana este ano, inclusive dos debates do Fórum da Cana, que ocorre mensalmente durante o mesmo dia das reuniões do Conselho da Orplana. “Coaching para a liderança” e “Condomínios de produção e consórcio de ativos” estão entre os assuntos já abordados.

Reimagine Agro –A Orplana está sendo responsável pela primeira jornada de discussão, que tem também como tema“O futuro do produtor de cana”, da plataforma Reimagine Agro, que será lançada durante o AgroEncontro, para estimular o debate em torno de questões importantes para o desenvolvimento da agricultura.

Com dois espaços de colaboração (jornadas e comunidades), essa ferramenta gratuita possibilita que produtores, consumidores, pesquisadores, empresas de tecnologia, fabricantes de insumos, estudantes, universidades e instituições governamentais promovam discussões sobre os principais desafios do setor agropecuário no país.

O protagonismo da Orplana no AgroEncontro não para aí. A entidade estará promovendo juntamente com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, a Agrocana Road Show, que é uma versão itinerante da feira que ocorre anualmente em Sertãozinho, SP, com palestras sobre diversos temas relacionadas à gestão e ao processo de produção de cana.

Importante para o debate de vários assuntos e para a difusão de conhecimento e novas tecnologias, o AgroEncontro possibilita o atendimento individual e informal do produtor de cana, segundo Celso Albano. A Orplana fará, durante o evento, a distribuição de material referente às três iniciativas – Muda Cana, Segmenta Cana e Fórum da Cana –que são consideradas as áreas de concentração de suas atividades a partir deste ano.

Serviço:
5° AgroEncontro
Data: 10 a 13 de abril
Horário: das 7h30 às 15h
Endereço: Fazenda Experimental da Ourofino - Rod. Mário Maziero Km 6,5 - Guatapará (SP).
Informações: www.agroencontro.com.br