Para a produção do biometano da vinhaça, empresário não precisa colocar a mão no bolso
15-10-2015

Depois do bagaço, da palha, agora é a vez da vinhaça, é o que acredita Carlos Roberto Xaviear, da CR Xavier Consulting, uma das empresas parceiras do projeto de produção de biometano a partir da vinhaça, que terá início em 2016 com a instalação da primeira planta na Malosso Bioenergia, localizada em Itápolis, SP.

Segundo Xavier, para entrar nesse negócio, “se o empresário quiser não tem de colocar a mão no bolso”.São oferecidos vários modelos de negócio: apenas o fornecimento da vinhaça;a usina ser a dona sozinha do negócio; ou ter a participação de investidores. No caso da Malosso, será uma parceria não onerosa para a usina.“Nesse projeto de produção de biometano, não há subsídio governamental, não há participação de governo. O preço do gás dá sustentação econômica para a produção do biogás por meio da vinhaça”, .salientaJosé Waldir Ferrari, diretor técnico comercial da GásBrasiliano, outra empresa envolvida no projeto.

A previsão do início da construção da planta da Malosso é para 2016, logo após o fim do período de chuvas e a produção do biometano será para o segundo semestre de 2017. Xavier conta que já há quase 20 cartas de intensão de usinas para adesão ao projeto, mas, primeiro eles querem construir a planta na Malosso, coloca-la em funcionamento, injetar o gás na rede, para depois apresentar aos interessados o projeto na prática.

Essa possibilidade de produzir um gás renovável parece estar empolgando a GasBrasiliano, pelo menos o diretor técnico comercial, José Waldir Ferrari, se rendeu à cana. “Como se diz, a cana é uma planta milagrosa. É o único vegetal que consegue transformar com maior eficiência possível a energia solar em outras fontes de energia”, declarou. Agora é torcer para que esse projeto possibilite também à vinhaça fazer bonito e cair na graça dos investidores e do setor.

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br