Para ampliar conhecimentos, estudantes participaram do 1º Simpósio de Cana da UFSCar, em Araras
20-11-2015

Melhoramento genético, biotecnologia, cana-energia, agricultura de precisão, conservação do solo, fitossanidade, produção de mudas. Importantes temas relacionados à cultura da cana-de-açúcar e ao setor sucroenergético foram discutidos nesta semana (17 de novembro) durante o 1º Simpósio de Cana-de-açúcar PMGCA UFSCar (Programa de Melhoramento Genético da Universidade Federal de São Carlos).

Promovido no auditório do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, em Araras, SP, o evento teve como palestrantes tanto especialistas em cana-de-açúcar da própria UFSCar, como de outras instituições, além de empresas da cadeia sucroenergética e produtores canavieiros.
Voltado a estudantes universitários, especialmente das ciências agrárias, o evento reuniu na plateia um público de 120 alunos, que acompanhou com atenção a programação do simpósio. Para muitos, uma oportunidade preciosa para ampliar os conhecimentos e se atualizar sobre cana-de-açúcar.
O simpósio foi de iniciativa dos próprios estagiários do PMGCA/ UFSCar/ RIDESA, conjuntamente com a equipe de professores e pesquisadores do programa, que ofereceu o material para o evento e prestou todo auxílio necessário para sua condução.
Segundo um dos organizadores do evento, Thalles Sued Chizoti, aluno do quarto ano de Engenharia Agronômica e estagiário do PMGCA/ RIDESA, o campus desenvolve pesquisas avançadas com novas variedades de cana, é referência nacional nesse assunto, mas até então não tinha nenhum evento sobre a cultura voltado aos alunos. “Criamos o simpósio pela necessidade dos estudantes adquirirem conhecimentos sobre uma das principais culturas do Brasil”, diz.
“Tivemos no evento palestras sobre os temas mais atuais em cana-de-açúcar, que foram realizadas por especialistas de alto gabarito e por empresas parceiras que trouxeram novas tecnologias”, relata Thalles.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.