Para prevenir e combater incêndios, Usina Santa Vitória investe em treinamento
14-05-2015

Os incêndios têm trazido grande dor de cabeça para as usinas sucroenergéticas, uma vez que causam prejuízo para as unidades e colocam o meio ambiente e as pessoas em perigo. Um problema que ganha proporções ainda maiores nos períodos longos de estiagem em todos os estados canavieiros. Somente em 2014 – ano com déficit hídrico acentuado nos estados de Minas Gerais e São Paulo – incêndios destruíram extensas áreas de cana, inclusive após a colheita, obrigando a renovação precoce do canavial.

Situada na cidade mineira de mesmo nome, a Usina Santa Vitória entende que é preciso ter pessoal capacitado para prevenir e combater de modo especializado qualquer foco de incêndio que atinja a empresa, tanto na agrícola como na indústria.

Sendo assim, os departamentos Agrícola e de Gestão de Pessoas da companhia se uniram para o treinamento de colaboradores nesta área, contando com o apoio das equipes de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da usina.
A Santa Vitória treinou mais de 100 funcionários, entre brigadistas e equipe de apoio. Eles receberam, no início de abril, os certificados do Treinamento de Brigada de Incêndio, o qual foi realizado pela empresa em parceria com o 9º Pelotão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da cidade de Ituiutaba.

“A USV tem a segurança como prioridade, por isso investe e capacita seus colaboradores. Esse treinamento de brigada, focado na área agrícola, irá reforçar a segurança dos trabalhadores no campo, em caso de incêndios e imprevistos que possam colocar em perigo a integridade física das pessoas, bem como evitar a destruição da fauna e flora da região”, ressalta o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, José Pereira.

O objetivo do treinamento é preparar os funcionários para prevenir e lidar com possíveis emergências de incêndios. “A brigada agrícola é formada por 78 colaboradores, entre motoristas-pipa e seus auxiliares. Também participaram do treinamento outros 30 funcionários - operadores, motoristas e ajudantes – que atuarão como equipe de apoio e stand by auxiliando, indiretamente, no combate a incêndios no campo”, explica o gerente agrícola da USV, Geraldo de Araújo Costa Filho.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.