Para USJ, clima irregular continua preocupando
22-01-2015

A estiagem da safra passada, somada à irregularidade do atual ciclo de chuvas, está comprometendo o desenvolvimento dos canaviais. Esta é a avaliação de Narciso Bertholdi, diretor executivo da Usina São João, do Grupo USJ, situada na cidade de Araras, SP. “Isso se percebe melhor, neste momento, na cana que foi colhida no início da safra passada e que agora está em fase de crescimento. Porém, é muito cedo para avaliar qual será o real impacto no volume de cana disponível que teremos para moer na próxima safra”, diz.

Embora tenha facilitado a realização da colheita, o clima seco levou a um menor volume de cana colhida, reduzindo a produtividade na Usina São João para 80,2 toneladas por hectare na safra 2014/2015 (contra 90,4 ton/ha em igual período da safra anterior). Ainda assim, o índice da USJ é bem superior à média do setor no Centro-Sul do país, que ficou em 74,9 ton/ha, segundo a Unica (União das Indústrias da Cana-de-açúcar).
No total, o volume de cana colhida pela Usina S. João atingiu 3,06 milhões de toneladas, cerca de 5% menos que na safra anterior. Nas duas usinas do Grupo USJ em Goiás (São Francisco e Rio Dourado), as metas foram atingidas.
“Por outro lado, a falta de chuvas favoreceu a qualidade da matéria-prima colhida. Quanto menos chove, mais “doce” fica a cana, pois seu açúcar fica mais concentrado”, explica Bertholdi. Esse teor de sacarose é medido pelo ATR (Açúcar Total Recuperável), índice que teve aumento de 5% nesta safra, passando de 134,4 kg/ton para 141,2 kg/ton.

CHUVAS DE VERÃO – Mas será que o clima do ano passado vai se repetir em 2015? Segundo Bertholdi, “temos tido chuvas irregulares neste verão, com meses com precipitação acima da média e outros abaixo. Isso não é bom para o plantio de forma geral”. Até o momento a Usina São João está dentro do que havia traçado como meta. “Mas estamos bastante alertas para mudanças de cenário que possam ser provocadas pelo clima, obrigando-nos a interromper o plantio”, salienta o diretor executivo da companhia.