“Passado o ponto de inflexão, é preciso que se dê tempo”, diz Nastari
08-08-2014

Clivonei Roberto
“Provavelmente a recuperação do setor se inicia com o etanol”, afirma o consultor Plínio Nastari. Embora levantamentos indiquem déficit no ciclo mundial 2014/15, de 1º de outubro de 2014 a 30 de setembro de 2014, o consultor acredita que “é uma questão de tempo para começarmos a observar as mudanças em prol do etanol”.
Sobre o açúcar, apesar da previsão futura de déficit, ainda demora um tempo para os estoques mundiais começarem a diminuir.
“Entendemos que o ponto de inflexão [da crise do setor] já foi superado, mas estamos agora naquele momento de fazer com que os aviões todos não estolem [percam força e velocidade].”
Ao contrário, a luta é para que o setor decole, mas ainda persistem muitos desafios no horizonte, segundo Nastari:
- a safra no ano que vem ainda sofrerá com o clima adverso desse ano (sem contar o impacto do clima na safra atual);
- entraves regulatórios;
- política de combustíveis distorcida, com subsídio à gasolina que acarreta defasagem de 17,7% no preço do combustível fóssil na comparação entre os preços nas refinarias brasileiras com a referência internacional;
- desafios da mecanização da colheita e plantio, que exige adaptação e aproveitamento de oportunidades;
- maior estímulo à energia da biomassa, em detrimento à energia termelétrica, que é suja e cara.
“Isso tudo ocorre num momento bastante desafiador do setor. Todos sabem que a agroindústria canavieira passa por fase muito difícil. É momento que tem trazido consequências econômicas para uma série de polos regionais da cana-de-açúcar. Essas consequências têm resultado em diminuição dos investimentos, e em alguns casos em demissões e até fechamento de empresas”, explica Nastari.
Para ele, existe a perspectiva de que, talvez passadas as eleições, devam ocorrer correções de preços da gasolina, além de revisão na área energética, com maior apoio à bioeletricidade. “O setor de cana é sempre solução para o País, tanto em combustível líquido como energia elétrica.”
Segundo Nastari, passado o ponto de inflexão, “estamos no caminho da recuperação, mas é preciso que se dê tempo”.
CONFERÊNCIA DATAGRO CEISE BR FENASUCRO – Os desafios do setor, a safra atual e a cadeia sucroenergética em diferentes geografias do planeta são alguns dos temas que serão abordados na 3ª. Conferência Datagro Ceise Br Fenasucro, que acontece no primeiro dia da Fenasucro (Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética) deste ano, no dia 26 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, SP.
“É prazer trazer conteúdo para a discussão da Conferência, com palestrantes de alto nível, mostrando a realidade da cana no Brasil, que é uma realidade tão admirada fora do País, mas que precisaria ser valorizada de forma mais realista aqui dentro”, diz Plínio Nastari, presidente da Datagro, consultoria responsável pela curadoria do evento.
Confira a cobertura em tempo real da Conferência Datagro-Ceise Br no facebook da CanaOnline - https://www.facebook.com/canaonline.com.br , e também na próxima edição da revista. Baixe grátis o aplicativo – www.canaonline.com.br