Peças paralelas de máquinas e implementos elevam custos e causam transtornosvoltar

Publicado em : 23/10/2018
Peças paralelas de máquinas e implementos elevam custos e causam transtornos

Tempo de parada, menor durabilidade e até perda de garantia são alguns problemas provocados pela aquisição e uso de itens não originais

“O barato sai caro”. Essa expressão popular bastante utilizada no dia a dia, para resumir as consequências negativas de negócios equivocados, retrata também os problemas provocados pela compra de peças paralelas, usadas para substituir asoriginais em máquinas e implementos agrícolas, que trabalham, em diversas situações, em condições severas.

A necessidade de realizar adaptações, o maior tempo para a troca da peça e, consequentemente, de parada da máquina, a menor durabilidade são alguns fatores que podem encarecer consideravelmente o produto paralelo, que foi adquirido teoricamente por um preço mais barato.

A plantadora de cana-de-açúcar tem várias peças que apresentam desgastes normais devido às operações contínuas no campo. “A haste do sulcador pode entortar ao chocar-se com uma pedra”, exemplifica o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, que possui uma ampla linha de produtos para a cultura da cana-de-açúcar.

O “dedo” do enleirador ou desenleirador de palha, a mola do desarme da plantadora de cana, componentes de cultivadores e adubadores, entre outros itens, exigem substituições durante o período de safra.

O grande risco, no entanto – independentemente do componente com avaria –, é a utilização de peça não original, que pode apresentar problemas na hora da sua instalação. “A peça paralela não encaixa, em muitos casos, na máquina ou implemento. O usuário costuma desbastá-la, com maçarico ou serra elétrica. Faz soldagens e adaptações no equipamento”, constata Auro Pardinho.

Segundo ele, a instalação de uma peça paralela demora, em média, três vezes mais do que a original. “Exige retrabalho”, enfatiza. É preciso considerar no custo dessa peça o tempo que a máquina fica parada, o maior gasto com mão de obra e a durabilidade – observa. Além disso, a peça paralela aumenta o risco do equipamento apresentar defeito.

Desenvolvida de acordo com o gabarito, a peça original DMB facilita a substituição durante um serviço de manutenção, possibilitando rapidez na sua instalação – afirma. “É só tirar uma e colocar outra”, ressalta. Além disso, não danifica a máquina ou implemento, proporcionando maior segurança.

As peças originais DMB são projetadas e fabricadas de acordo com critérios rígidos, que levam em conta as características técnicas e construtivas do produto. A matéria prima utilizada, os processos de fabricação e o armazenamento passam por rigorosos processos de controle de qualidade, assegurando que o implemento não perca desempenho, produtividade, segurança e durabilidade.

A utilização de peças não originais e a realização de modificações no equipamento ou de qualquer característica do projeto original podem acarretar a perda do prazo de garantia do equipamento.

A DMB possui estoque de itens de reposição para todas as máquinas e implementos, que podem ser adquiridos na própria empresa ou nos 1.700 pontos de vendas de peças originais entre concessionárias de tratores, cooperativas e revendas.

A empresa disponibiliza também o contrato de fornecimento de peças originais DMB, que “congela” os preços de todos os itens de reposição durante um ano – destaca. Além de economizar com gastos devido a eventuais reajustes nesse período, o usuário não perde tempo com a cotação de preço e não corre risco de ficar sem o produto quando houver necessidade de reposição. “A DMB tem um estoque muito grande de peças”, enfatiza o gerente de marketing.

Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •