Pedro Mizutani recebe título de cidadão emérito ribeirão-pretano
27-06-2019

A solenidade acontecerá hoje na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, SP

Um dos maiores representantes do setor sucroenergético, Pedro Isamu Mizutani, nasceu em Ribeirão Preto, SP. Sua família lidava com o comércio de tomates e verduras. “Comecei a trabalhar na feira aos sete anos. Ajudava também na venda no Ceagesp. Desde cedo lidei com a parte comercial, com custos. A feira me ajudou muito a me relacionar com os clientes, a entender a dinâmica do mercado, a formação de preços e lucro. Tudo o que aprendi no dia a dia da feira, como o marketing, acabei usando muito no meu trabalho na agroindústria canavieira, não na produção, mas na área comercial”, conta Pedro.

Sua formação educacional foi na escola pública, estudou no Sesi, depois fez cursinho no COC e entrou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na capital paulista. “Fiz faculdade de engenharia. Meu pai achava que eu devia continuar o negócio dele. Minha mãe deu o conselho de estudar e buscar uma vida melhor”, relembra.

Concluiu o curso de engenharia de produção em 1982. Seu sonho era voltar para a família e ao calor de Ribeirão Preto. Porém, um dia, em seu último ano de faculdade, viu em uma lousa da Politécnica um anúncio sobre uma vaga de trabalho na área financeira de uma usina de cana-de-açúcar de Piracicaba, SP, a Costa Pinto. “Na hora pensei: é a oportunidade de ir para o interior, pelo menos ficar mais próximo de Ribeirão.” Se inscreveu para a vaga, quando saiu a reposta da aprovação já estava formado e efetivado no banco. Mas, não pensou duas vezes e tomou o caminho da roça.

E, assim, em 1983, Pedro entrava para o mundo da cana-de-açúcar, onde está até hoje. Sua carreira foi de crescimento constante, ocupou funções de gerente financeiro na Costa Pinto, gerente administrativo-financeiro da São Francisco, também do Grupo Cosan, Presidente de Açúcar e Álcool, na Raízen - Joint venture entre a Cosan e a Shell – e a vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen.

Mas além de ser um grande executivo, Pedro tornou-se uma das principais lideranças do setor, ocupou inclusive o cargo de Presidente do Conselho Administrativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), levando mundo a fora informações sobre a importância da produção de energia limpa, a relevância do setor sucroenergético nessa área e a supremacia brasileira no tocante a produção de biocombustíveis.

Esse filho de Ribeirão Preto é um exemplo de cidadania, e a homenagem que receberá é muito justa. A equipe da CanaOnline parabeniza Pedro Mizutani e sua família.