Perspectiva da bioeletricidade é tema do último episódio da série da TV UDOP
04-06-2014

No último episódio da série BIOELETRICIDADE: A LUZ NO FIM DO TÚNEL, a TVUDOP ouviu alguns especialistas sobre como a energia de biomassa de cana deve se desenvolver nos próximos anos. Todos foram unânimes quanto ao futuro promissor desta fonte de energia limpa e renovável, que pode contribuir para a atual crise energética vivida pelo Brasil.

Para o físico José Goldemberg, a energia de "biomassa atingirá 10 mil MW/H em dois ou três anos. Essa energia que está adormecida nos canaviais brasileiros".

Esse potencial, no entanto, poderá ser ainda maior se os leilões de energia nova, conforme pleito do setor bioenergético, passarem a contemplar mais a energia de biomassa, o que pode permitir que o setor faça os investimentos necessários na ampliação de sua capacidade e ainda na melhoria de suas caldeiras, que podem mais que dobrar a energia produzida.

Para o presidente da UDOP, Celso Junqueira Franco, nos próximos 10 anos todas as usinas do Brasil estarão produzindo mais bioeletricidade, com mais eficiência, o que permitirá ao país ter acesso a uma energia mais limpa e renovável, que deve limpar a matriz energética brasileira, considerada no passado uma das mais limpas do mundo e que hoje, com o uso sistemático de térmicas movidas a combustíveis fósseis, perdeu este status.

Neste episódio a equipe da TV UDOP ouviu os deputados federais Arnaldo Jardim e Mendes Thame; o vice-presidente da Raízen, Pedro Mizutani; os presidentes dos Sindicatos das Indústrias de Açúcar e Etanol dos estados de Minas Gerais (Mário Campos), Paraná (Miguel Tranin), Mato Grosso do Sul (Roberto Hollanda) e Alagoas (Pedro Robério); o presidente do Fórum Nacional Sucronergético, André Rocha; o diretor industrial do Grupo Balbo, Jairo Balbo; o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim; o secretário de planejamento do MME, Altino Ventura Filho; a secretária executiva do Cenbio, Suani Teixeira Coelho; o coordenador de mudanças climáticas do WWF-Brasil, André Nahur; Milton Flávio, subsecretário de energias renováveis do estado de São Paulo; o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari; o consultor em bioeletricidade, Onório Kitayamma; o físico José Goldemberg; o presidente da UDOP, Celso Junqueira Franco; o empresário José Ribeiro; o presidente-executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.


Recorde de acessos

A série BIOELETRICIDADE: A LUZ NO FIM DO TÚNEL, estreou na plataforma da TV UDOPno último dia 14 de maio. Com quatro episódios, a série foi um sucesso de audiência no portal UDOP, com mais de 5 mil acessos até esta data.

Nas quatro partes os internautas tiveram possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a energia de biomassa da cana, seu potencial, principais entraves para seu desenvolvimento e um pouco da crise energética vivida pelo país.


Se preferir clique aqui e assista em nosso canal no Youtube: http://www.youtube.com/playlist?list=PLAB8gsrAz-D1p_sqIiocD6W3on4WraSCH

Rogério Mian