Pesquisas em usinas de três estados comprovam incremento de produtividade e longevidade da cana-de-açúcar com uso de condicionadores de solo e bioestimulantes via foliar
28-08-2023

Ativação fisiológica para desenvolvimento do sistema radicular, incrementando mais de 83% de massa seca de raízes, aumento na tolerância a estresses e ganhos de mais de 10 toneladas por hectare na produção da cana-de-açúcar, além de ganhos de produtividade de mais de 2,5 toneladas no corte subsequente. Esses foram os resultados de pesquisas recentes realizadas com o condicionador de solo Longevus® da ICL em usinas de Goiás e Minas Gerais pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Gaspar Korndörfer, doutor em Solos e Nutrição de Plantas e professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados foram apresentados na segunda edição do Cana Experts Club, na última semana, em Ribeirão Preto (SP).
Segundo o professor, além da tolerância a estresse e desenvolvimento do sistema radicular, o uso de bioestimulantes que aliam substâncias húmicas e fúlvicas, aminoácidos biodisponíveis, nutrição equilibrada e outras substâncias estimula a indução hormonal e aumenta a absorção de nutrientes. “O uso dos bioestimulantes que possuem em sua composição essas substâncias, como é o caso do condicionador de solo da ICL, tanto no plantio como na soqueira da cana-de-açúcar, contribuirão com benefícios que vão além do incremento da produtividade agrícola”, destacou. As pesquisas conduzidas por Korndörfer foram realizadas de 2019 a 2021, em 2 usinas.
O Professor Titular da FCA/ UNESP e Pesquisador Carlos Alexandre Crusciol também participou como palestrante do evento e discorreu sobre diversos conceitos importantes acerca do uso de bioestimulantes e fertilizantes foliares, bem como a resposta da planta a esses manejos. Um dos resultados, entre os diversos apresentados por Crusciol, foi de uma pesquisa conduzida em Santa Maria da Serra com a utilização do condicionador de solo Longevus® Soca, em que foi verificado incremento de 9,2 toneladas de cana e de 1,3 toneladas de açúcar, com diferenças significativas quando comparado ao tratamento sem aplicação do Longevus® na soqueira.
A partir de outubro, na região Centro-Sul do País, com a estabilização das chuvas, inicia-se o período de intenso crescimento vegetativo da cana-de-açúcar e os resultados com bioestimulantes a base de aminoácidos e nutrientes, aplicados via foliar nesse período, devem trazer resultados interessantes, de acordo com Gaspar Korndörfer. A recomendação para esta época, segundo o professor, é o uso de nutrição foliar para o crescimento vegetativo na cana, e de bioestimulantes para potencializar as respostas da cultura. “O uso de Concorde® em associação ao fertilizante foliar aumentou em duas vezes a absorção de nutrientes e em até três vezes a translocação de nutrientes dentro da planta quando comparado a aplicação somente do fertilizante foliar”, destaca Korndörfer. Além disso, os resultados da pesquisa apresentada indicaram que esses ganhos podem representar incremento de 5,5% de matéria seca.
Produtividade e longevidade para o canavial
De acordo com Luiz Tarifa, gerente de Cultura Cana-de-Açúcar da ICL, os condicionadores de solo agem na melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e no metabolismo vegetal. “Longevus® é um bioestimulante de solo que revolucionou o mercado. Elaborado com ácidos fúlvicos, substâncias húmicas, aminoácidos específicos, nutrientes e outros compostos bioestimulantes, Longevus® atua diretamente na melhoria da microbiologia do solo e na fisiologia da planta, tendo como maior destaque o crescimento do sistema radicular, auxiliando a planta a tolerar mais estresses e absorver nutrientes de forma mais eficiente”, explica. Além disso, diversos outros benefícios são observados, segundo Tarifa, como arranque inicial da planta, melhoria na brotação de soqueira e atividade microbiológica do solo. Os resultados são maior produtividade e longevidade dos canaviais e solos mais equilibrados.
O Cana Experts Club é o único evento do País focado exclusivamente em nutrição e fisiologia da cana-de-açúcar. Além de trazer atualizações sobre manejo nutricional e da cultura, o evento traz resultados de pesquisas, recomendações e inovações em aplicações e tecnologias em nutrição e fisiologia da cana-de-açúcar por pesquisadores renomados. Na segunda e última edição, estiveram presentes gerentes agrícolas e responsáveis pelo planejamento e recomendações agronômicas das usinas, consultores independentes de cana-de-açúcar e especialistas de cooperativas que têm atuação em várias regiões do País com a cultura.
Sobre a ICL
ICL Group Ltd. é uma empresa global líder em minerais especializados, que cria soluções impactantes para os desafios de sustentabilidade da humanidade nos mercados de alimentos, agricultura e indústria. A ICL aproveita seus recursos exclusivos de bromo, potássio e fosfato, sua força de trabalho profissional global e sua P&D focada em sustentabilidade e recursos de inovação tecnológica para impulsionar o crescimento da empresa em seus mercados finais. As ações da ICL são listadas duplamente na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores de Tel Aviv (NYSE e TASE: ICL). A empresa emprega mais de 12,5 mil pessoas em todo o mundo e sua receita em 2022 totalizou aproximadamente US$ 10 bilhões. Na América do Sul, a ICL controla as marcas Dimicron, Maximus e Aminoagro. Para obter mais informações, visite o site da empresa em www.icl-group.com.
Connectare Comunicação