Piraí participa de palestras em comemoração ao dia nacional de conservação do solo na Bahia
02-10-2014

O engenheiro agrônomo e Diretor Comercial da Sementes Piraí, José Aparecido Donizeti Carlos, participou recentemente do 1º Dia de Campo do Recôncavo da Bahia em tecnologias para a produção pecuária. Promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o evento aconteceu em 28 de agosto, com o objetivo de orientar técnicos e produtores sobre a prescrição de plantas forrageiras.

“Participei de duas palestras relativas à comemoração do Dia Nacional de Conservação do Solo. Proferi sobre as gramíneas, sobre o que são e como podem auxiliar na conservação do solo”, afirma Donizeti.
Na região de Santa Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, as dúvidas estão frequentemente relacionadas com potencial de gramíneas e leguminosas forrageiras comercializadas para servirem além da produção de forragem para pastejo animal, como planta produtora de raiz (rizodeposição) e de manta protetora do solo. As cerca de 500 pessoas que compareceram ao evento obtiveram informações sobre o manejo, nutrição e implantação de plantas forrageiras, além da demonstração das unidades experimentais de sistemas operacionais em tecnologia de produção e o projeto de reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica.

“Agradecemos a confiança de todos os nossos parceiros na realização deste evento, de grande importância para difusão de tecnologias mais sustentáveis”, enfatiza o coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Sistemas Operacionais Agrícola (GPESOA) e responsável pelo Dia do Campo, professor Marcos Silva, Abaixo, veja fotos da atividade.