Compartilhe:

Plantio de cana com plantadora automatizada utiliza 8 toneladas de cana por hectare e sem falhas

Sérgio Quassi de Castro, produtor e pesquisador, da AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada e Auro Pardinho, gerente de Marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, são os entrevistados da jornalista Luciana Paiva

Mesmo sendo responsável por 65% do plantio de cana na região Centro-Sul do Brasil, o plantio mecanizado de cana se tornou um assunto polêmico em decorrência, principalmente, do grande volume de mudas que utiliza, em média 20 toneladas de cana por hectare, enquanto que no plantio manual a média é de 10 toneladas.

A grande quantidade de toletes de cana despejada no sulco é para garantir que não haja falhas no canavial, porém, quanto maior a quantidade de mudas utilizadas, maior o custo da operação, já que a matéria-prima que iria para a indústria é enterrada no solo.

Além de exigir maior estrutura de corte, carregamento e transporte da cana-muda. Esse fator negativo tem levado produtores e usinas a retornar ao plantio manual, no entanto, outra parte do setor, tem evoluído seu processo de plantio mecanizado, focando na qualidade e não no rendimento.

Com isso, a média de consumo de mudas caiu para menos de 20 toneladas por hectare, passou para 12 toneladas, mas há exemplos de usinas e produtores que, sob condições adequadas, uso de plantadora automatizada e cana-muda de oito meses, já alcançam a marca de 8 toneladas de cana-muda por hectare.

Buscar pela evolução do plantio mecanizado de cana é um dos desafios da AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, de Salles de Oliveira, SP, que cultiva cana em uma área de 1.200 hectares e apresenta números excelentes com produtividade média superior a 110 toneladas por hectare em canaviais em torno de 5,5 cortes.

Para saber mais sobre a evolução do plantio mecanizado de cana, a jornalista Luciana Paiva conversou com Sérgio Castro, da AgroQuatro-S e com Auro Pardinho, gerente de Marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, empresa líder de mercado no segmento de plantadoras de cana.

Confira a vídeo-entrevista: