Plantio direto reduz o custo do preparo do canavial
03-05-2016

Se a área está compactada, tem que revolver o solo para eliminar a compactação

O Plantio Direto promove o menor revolvimento possível. Se tem área que não está compactada, pode-se fazer o Plantio Direto. Se a área está compactada, tem que revolver o solo para eliminar a compactação. Quando se faz a canteirização, se define a faixa de exploração da cultura e a faixa de tráfego. Sempre se transita com as máquinas naquela faixa. Quando vai renovar o canavial, a faixa de exploração da cultura não está compactada, pois se compactou somente na faixa de tráfego. Aí pode fazer o plantio direto no mesmo local que estava plantado anteriormente. Mas se há o pisoteio generalizado, como é comum hoje, não pode fazer o Plantio Direto, porque tem que revolver o solo, eliminar a compactação e isso não permite o Plantio Direto.

Este sistema é um dos recursos para diminuir o prejuízo ou aumentar o lucro, porque diminui o custo de preparo. Se não tem a compactação, significa que se canavial não foi prejudicado nos anos anteriores. Quando se fala em Plantio Direto, provavelmente se fala deste sistema aplicado em cereais, que já não usa mais arado, grade ou subsolador, porque surgiram procedimentos que permitem não compactar o solo. Além disso, a colheita do cereal nunca é feita em época de chuva. Se está chovendo, não se colhe, evitando a compactação. Já em cana, algumas horas depois da chuva as máquinas já estão colhendo.

José Alencar Magro, consultor agronômico

Veja matéria completa na editoria Holofote, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.