Poder de compra do setor sucroenergético cai em torno de 10%voltar

Publicado em : 30/11/2018
Poder de compra do setor sucroenergético cai em torno de 10%
Diesel e pneus estão entre os itens que mais pesaram no orçamento das usinas

Itens como diesel, pneus, fertilizantes e agroquímicos são os que mais pesaram no caixa das empresas nesta safra

O preço do diesel, nos últimos dias, está em queda, mas não foi esse seu desempenho durante o ano. O elevado preço do combustível pesou na formação de custos do setor sucroenergético, é o que observa Francisco Oscar Louro Fernandes, da Sucrotec, assessoria e consultoria financeira especializada no segmento.

Segundo Fernandes, o diesel é apenas um dos itens que levaram o setor a perder cerca de 10% de seu poder de compra nesta safra. “Pneus, fertilizantes, agroquímicos, enfim, produtos indexados ao dólar, que chegou a ultrapassar a barreira de R$ 4,00, também têm grande peso no aumento de custos do setor.”

Em ano em que o preço do açúcar despencou, o que salvou foi a maior demanda e valorização do etanol. “Salvou em partes, pois nem todas as usinas conseguiram ter um mix mais alcooleiro, é necessário analisar caso a caso para saber o impacto provocado pelo baixo preço do açúcar”, salienta Fernandes, que aponta mais um fator para o aumento do custo de produção: o menor volume de cana na safra 2018/19. “Avaliamos que deverá ter uma quebra entre 4 a 5% em relação à safra 2017/18, no entanto, a maior quantidade de ATR (Açúcar Total Recuperável), em torno de 3%, minimiza a perda.”

O certo é que o caixa do setor continua apertado. “Mas não adianta pensar que a saída é apenas cortar os custos para que haja equilíbrio, é necessário uma análise mais criteriosa, pois, dependendo do corte, poderá reduzir a produção e a produtividade, aumentado o problema”, alerta Fernandes.

Para saber mais afundo sobre o tema e como administrar melhor a situação, a opção é participar do 17º Seminário de Produtividade & Redução de Custosda Agroindústria Canavieira, realizado pelo o Grupo IDEA nos dias 5 e 6 de dezembro em Ribeirão Preto, SP.

Entre as palestras está a de Fernandes que falará sobre: “Atualização dos custos de produção de cana, açúcar e etanol utilizando uma única metodologia de apuração”.

As inscrições do 17º Seminário de Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira podem ser feitas pelo site www.ideaonline.com.br .


Serviço:
17º Seminário de Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira
Data: 5 e 6 de dezembro de 2018
Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999 – Centro – Ribeirão Preto - SP
Mais informações: (16) 3211-4770
E-mail: eventos@ideaonline.com.br


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •