Por que deixar a mudança para depois???
12-11-2014

Nos aproximamos do final do ano e, sem dúvida, você leitor irá prometer a si mesmo coisas que devem mudar para o ano seguinte. Certamente essa é uma prática que acomete a todos durante o período de Festas. Prometemos ser melhores, fazer coisas diferentes, mudar a nossa rotina e construir uma nova vida, deixando para trás hábitos, erros, dificuldades e problemas.

Qualquer semelhança com candidatos em ano de eleição, não é mera coincidência. As promessas de “governo novo”, de “governo melhor” e de “mudanças”, são os principais motes eleitorais de quem concorre pelo nosso voto.
Mas ai, me pergunto: “Por que esperar sempre para o próximo ano o que podemos ou devemos fazer hoje?” Se temos algo para fazer, que então seja logo feito para que possa, mais cedo, começar a dar resultados.

Pensando sobre o setor sucroenergético, passamos o mandato inteiro da presidente Dilma solicitando diversas mudanças, a começar pela criação de uma política energética de longo prazo, consistente, que daria mais segurança aos investidores estrangeiros para colocar novamente seus recursos no setor. Além disso, há anos reivindica-se um marco regulatório para o segmento.

Fora isso, o setor insiste há bastante tempo pela elevação do preço da gasolina, para que o etanol pudesse voltar a ser competitivo.

Vimos durante os últimos tempos, cidades inteiras, como Sertãozinho (SP), sofrendo as consequências da falta de um diálogo amplo e de medidas eficazes para o setor canavieiro. O desemprego bate não somente à porta de quem está intimamente ligado a este negócio, mas de toda população. Sem empregos na indústria da cana, que sustenta a cidade, as pessoas deixam de comprar e de usufruir de serviços, afetando também o número de postos nessas áreas. As empresas, sozinhas, tomaram a iniciativa de se reorganizar, se reestruturar para poder enfrentar toda essa crise.

Veja matéria completa na editoria Economia, edição de outubro da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br