Por que é importante o porte ereto da cana?
24-11-2021

As máquinas de plantio e colheita de cana funcionam melhor com canas de porte ereto. E essa é uma das caraterísticas das três novas variedades de cana do IAC

O setor sucroenergético foi apresentado à três novas variedades de cana liberadas nesta terça-feira, 23, pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, durante a 7ª Reunião do Grupo Fitotécnico realizada no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto e de forma on-line.

Entre as características das novas variedades: IACSP04-6007, IACCTC05-2562 e IACCTC05-9561 está o porte ereto. O líder do Programa Cana IAC e diretor-geral do Instituto Agronômico, Marcos Guimarães de Andrade Landell, explica a preferência por esta característica. “As máquinas de plantio e colheita de cana funcionam melhor com canas de porte ereto. Na colheita mecanizada, as folhas são descartadas e deixadas no solo, conservando-o de processos erosivos e livrando-o de perdas hídricas. Além disso a cana ereta ajuda a reduzir a impureza mineral, que resulta do contato da cana com o solo, no momento da colheita. "Quando a cana tomba e encosta no chão, as impurezas vão para dentro da indústria, reduzindo a qualidade da cana."

Outro fator que contribui para o funcionamento das máquinas é a uniformidade biométrica da cana, isto é, a planta ter a mesma altura e o diâmetro de colmos "Os equipamentos de plantio e colheita funcionam melhores quanto maior a uniformidade do material biológico", atesta.

 Fonte:  CanaOnline com informações da Assessoria de Imprensa do IAC