Por que Gestão Lean no Agronegócio?
01-11-2017

Mesmo com a crise, há várias empresas que sobreviveram, e algumas até cresceram

*Livia Kosaka - Sócia-Diretora da Honsha do Brasil e VP DATAGRO Lean

Nos dez anos em que morei nos Estados Unidos trabalhei por seis anos na Toyota Motor Norte América e dois anos na Hart Energy na divisão de Energia, Meio Ambiente e Biocombustíveis, onde tive oportunidade de conhecer de forma aprofundada a situação do agronegócio mundial. Principalmente referente às culturas utilizadas para a produção de biocombustíveis, tais como: cana-de-açúcar, milho, beterraba e trigo para o etanol; e óleos vegetais: soja, algodão, girassol, canola, mamona e dendê para o biodiesel. E além de analisar o mercado de biocombustíveis para reportar à Alta Gestão da Toyota e filiais da América Latina, fui treinada dentro do Toyota Way/LeanThinking, onde aprendi os pilares do Toyota Way: Respeito às Pessoas e Melhorias Contínuas.

Assim, desde que retornei ao Brasil em 2010 tenho forte convicção do potencial da Gestão Lean para ajudar o setor agro brasileiro, que sofre por má ou falta de gestão. Apesar da agricultura brasileira ser considerada de ponta e ainda ser um dos únicos setores a crescer neste momento no país, é incrível como há desperdícios no setor. O meu pai, Gilberto Kosaka, que é ex-Diretor da Toyota e SenseiLean treinado na matriz da Toyota no Japão, sempre comenta que o grande desafio do Brasil, como celeiro do mundo, é “fazer mais com menos”.

Pude observar que um dos maiores problemas das usinas de açúcar e etanol que quebraram (mais de 80 desde 2008), foi principalmente a má gestão do negócio. A conjuntura política e econômica contribuiu, a falta de uma política energética no Brasil também, o controle dos preços da gasolina, os baixos preços e novos players no mercado mundial de açúcar, advento da mecanização, enfim, são vários os fatores que contribuíram para que o setor não crescesse como esperado – o que levou à redução dos investimentos, do crédito, e ao eventual fechamento de usinas. Porém há várias empresas que sobreviveram, e algumas até cresceram. A gestão foi o grande diferencial!

Veja matéria completa na editoria Coluna Lean Agro, na edição 47 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.