Praticas que melhoram resultados da cana em solos com baixa fertilidade
06-03-2018

As melhores práticas para essas áreas serão detalhadas no 20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar

Usinas e produtores de cana têm buscado, de maneira incessante, as melhores tecnologias de produção canavieira visando a obtenção de resultados cada vez mais positivos em relação à longevidade, ATR e produtividade em toneladas por hectare. Para isto, existe a necessidade, no entanto, de compatibilizar tecnologias e sistemas produtivos avançados às condições de diferentes ambientes de produção.

Um dos maiores desafios, no processo produtivo de cana, é encontrar soluções e alternativas adequadas às áreas de cana com solos de baixa fertilidade. Com a expansão da atividade sucroenergética na década passada, houve um aumento significativo das áreas de cana em determinadas regiões que apresentam ambientes menos favoráveis, como no Oeste de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e região Centro-Oeste do Brasil.

Nessas regiões, estas áreas são geralmente caracterizadas por solos predominantemente arenosos, que apresentam fragilidade estrutural que dificulta o controle da erosão, baixo teor de nutrientes, presença de alumínio elevado, alto índice de pragas de solo e menor capacidade de retenção de água. Em consequência desses fatores, exigem atenção redobrada em relação ao manejo básico. Isto inclui, por exemplo, a alocação de variedades mais resistentes ao estresse hídrico, a incorporação de matéria orgânica ou produtos similares, a utilização de doses adequadas de corretivos, fertilizantes, além da adoção de medidas contra as pragas e a erosão.

Algumas práticas e procedimentos específicos criam condições para uma ótima performance dos canaviais em ambientes menos favoráveis. O que deve ser feito para a obtenção de bons resultados nessas áreas será detalhado pelo engenheiro agrônomo Luiz Carlos Dalben no 20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, que acontece nos dias 21 e 22 de março em Ribeirão Preto, SP.

Produtor de cana e consultor, Luiz Dalben falará sobre “O sistema produtivo completo de cana-de-açúcar para solos de baixa fertilidade”. Além de diretor da Agrícola Rio Claro e da Dalplan Consultoria e Planejamento, ele é presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana), com sede em Lençóis Paulista, SP.

Diversas medidas e alternativas tecnológicas podem reduzir custos, melhorar os resultados no campo e, consequentemente, ampliar os ganhos financeiros, também serão abordadas no Seminário de Mecanização do Grupo IDEA. O temário do evento está disponível nohttp://www.ideaonline.com.br/conteudo/20-seminario-de-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar.html .

Serviço:
20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar
Data: 21 e 22 de Março de 2018
Local: Centro Taiwan de Eventos – Ribeirão Preto - SP
Mais informações: 16 3211 4770
E-mail: eventos@ideaonline.com.br