Preços dos insumos agrícolas sobem no mês de novembro
18-01-2017

Fertilizantes apresentou grande diferença de preço
Fertilizantes apresentou grande diferença de preço

Aline Bigaton, Ruan D’aragone

A CBCA (Companhia Brasileira de Custos Agropecuários) desenvolve mensalmente uma pesquisa de mercado sobre os principais insumos agrícolas empregados na produção de cana-de-açúcar em diferentes regiões do Brasil. O período de coleta dos dados para os preços nos meses analisados é entre a segunda quinzena do mês de análise e a primeira semana do mês posterior.

Para o estado de São Paulo, a variação dos preços dos insumos agrícolas (combustível, fertilizantes, herbicidas e inseticidas) ocorrida entre os meses de outubro e novembro foi mais expressiva na região de Barretos, influenciada principalmente pela classe dos fertilizantes.

Com relação à amplitude média ocorrida entre os preços dos produtos coletados (diferença entre o menor e o maior preço coletado), destaca-se a classe dos fertilizantes e dos inseticidas. Dentre os preços levantados dos fertilizantes no estado de São Paulo, por exemplo, constatou-se que a diferença entre os maiores valores dos diversos fertilizantes coletados é em média 27,65% superior aos menores valores captados pela pesquisa, sendo possível perceber que os combustíveis têm menor amplitude em função de ser um produto com preços não regulados pelo mercado.

A partir dos preços regionais dos insumos, foram calculados os custos de produção das regiões com relação aos insumos e ao custo operacional. Destaque para a região de Ituverava que se localiza na mesorregião de Ribeirão Preto, a qual registrou uma alta de aproximadamente 3,42% nos custos com insumos agrícolas. O principal fator que alavancou esta alta é a elevação nos preços dos fertilizantes de 3,35%. Tal insumo tem uma representatividade de, aproximadamente, 40% em relação ao custo total com insumos para esta região. A região de Paulo de Faria foi a que apresentou menor variação, tendo como principal influência a diminuição nos preços dos herbicidas (-3,9%).

Veja matéria completa na editoria CBCA da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.