Presidente da Siamig realiza palestra sobre Lei da Balança em seminário de mecanização
31-03-2015

Mário Campos também destacou durante o evento a atuação do Fórum Nacional Sucroenergético, o qual vem trabalhando por políticas voltadas para o desenvolvimento da agroindústria canavieira em âmbito nacional

Mário Campos, presidente da SIAMIG, abriu o 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA nos dias 25 e 26 de março em Ribeirão Preto, SP. Para um público de 700 pessoas, Campos falou sobre novidades em relação à Lei da Balança. Ele já tem grande conhecimento sobre a matéria, uma vez que Minas Gerais é o estado mais evoluído nesse tema.
O Presidente da SIAMIG observou que o setor registrou um crescimento muito forte nos últimos anos, expandindo para áreas que, anteriormente, não tinham cana. Além disso, a mecanização já domina os canaviais. Aliados, esses fatores trouxeram mudanças para o sistema de produção de cana. "As empresas procuraram, portanto, obter maior eficiência logística, adotando equipamentos mais pesados, como o rodotrem canavieiro".
Também houve crescimento das cidades, com mais rodovias pavimentadas e tráfego, o que, consequentemente, acarretou aumento da fiscalização. "A tecnologia evoluiu, mas a legislação ficou parada no tempo".
Campos salientou que a Lei permite que os rodotrens possam carregar até 103 toneladas. "É difícil se adequar a essas normas, o que acarreta multas para as usinas". Segundo ele, as usinas estão, atualmente, conversando com o governo visando um abatimento dessas multas, em virtude da atual crise financeira vivida pelo setor.
Campos apresentou estudos elaborados que visam alterações na atual Lei da Balança. Contou que essas propostas foram apresentadas para os representantes de diversas áreas do governo, sendo que as conclusões foram avaliadas tecnicamente pelos seguintes setores: Universidade Federal de Santa Catarina, DNIT, GT Coordenado pelo Ministério dos Transportes e Denatran.
A proposta, de acordo com Campos, visa incluir dois eixos no rodotrem atual, saindo de nove para 11 (observando os limites atuais de peso por eixo), variar as dimensões máximas das novas CVC's, mantendo-se o comprimento entre 30 e 32 metros, reduzir a velocidade máxima permitida, de 80 km\h para 60 km\h, e criar normas específicas para a liberação das composições propostas.
"Essa proposta se justifica por diversos motivos, como redução do número de viagens em mais de 30% e do consumo de diesel em até 7,5%, além do aumento da segurança nas estradas e da preservação das rodovias."

REDUÇÃO DO ICMS E FÓRUM SUCROENERGÉTICO
Ainda em sua palestra, Campos destacou a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o etanol em Minas Gerais, de 19% para 14%, tornando o combustível verde competitivo em relação à gasolina. "É orgulho vermos hoje o mineiro voltando a abastecer com etanol", disse Campos, destacando que Minas Gerais tem a segunda maior frota de veículos no país.
Outro assunto mencionado por Campos foi a existência do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS). “Muitos de vocês talvez não saibam sobre a existência do Fórum, vamos intensificar medidas para divulgar não só sua existência, mas as ações que realiza junto aos governos para a adoção de medidas e políticas voltadas para o desenvolvimento da agroindústria canavieira.”

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