Previsões climáticas específicas criam “janelas de aplicação” de agroquímicos
20-10-2021

Segundo Crusciol, para uma boa absorção foliar, o recomendável é uma faixa de temperatura de 20°C a 30°C, umidade relativa do ar acima de 55% e velocidade do vento de 3 a 10 quilômetros por hora
Segundo Crusciol, para uma boa absorção foliar, o recomendável é uma faixa de temperatura de 20°C a 30°C, umidade relativa do ar acima de 55% e velocidade do vento de 3 a 10 quilômetros por hora

Apresentada no 6º Workshop Cyan, nova ferramenta informa quais são os dias e horários mais adequados para a utilização de diferentes produtos   

Por Renato Anselmi

Uma nova ferramenta está revolucionando a utilização de agroquímicos nas lavouras de cana-de-açúcar. Conhecida como “Janela de Aplicação”, essa solução – lançada em 2021 pela Cyan Agroanalytics – proporciona agilidade e facilidade no processo de planejamento dessas operações. O uso da ferramenta foi detalhado pelo sócio da empresa, o engenheiro mecânico Lucas Suzuki, durante palestra no 6º Workshop Cyan – Inovação e melhores práticas, realizado em 22 de setembro, de maneira online.

Esse produto possibilita que o responsável pelo planejamento de tratos culturais faça a inserção, no “Janela de Aplicação”, dos filtros relacionados às condições climáticas necessárias para a utilização de diferentes agroquímicos utilizados nas áreas de cana – esclareceu Lucas Suzuki. O planejador das operações deve escolher qual é a faixa de temperatura, umidade do ar, previsão de chuva, velocidade do vento recomendadas para cada agroquímico. A ferramenta da Cyan Agroanalytics disponibilizará automaticamente informações sobre dias e horários – conforme a solicitação de análises de datas ou de fazendas do gestor ­da área – que terão condições climáticas adequadas às exigências de aplicações.

O período da previsão climática dessa ferramenta, voltada para áreas específicas, é de nove dias. “O clima varia de uma fazenda, de um canto para outro da usina” – comentou o sócio da empresa. Em decorrência disso, existe grande demanda para o “Janela da Aplicação”. Com o uso desse produto, é possível otimizar o tempo e recursos utilizados na operação. Não há necessidade, na maioria dos casos, de alterações repentinas na programação devido a mudanças nas condições climáticas.

“A ferramenta, desenvolvida pela Cyan, ajuda muito o agricultor a ser mais assertivo possível nas operações de aplicação, possibilitando uma melhor absorção pela planta dos benefícios proporcionados pelos produtos adquiridos. Na correria do dia a dia, ele acaba fazendo a aplicação, em diversos casos, fora do momento adequado”, afirmou Carlos Crusciol, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp Botucatu, que abordou o tema “Condição climática para aplicação de fertilizantes foliares” durante o 6º Workshop Cyan.

Segundo ele, para uma boa absorção foliar, o recomendável é uma faixa de temperatura de 20°C a 30°C, umidade relativa do ar acima de 55% e velocidade do vento de 3 a 10 quilômetros por hora. “Existem várias tecnologias embarcadas no produto foliar, que melhoram a absorção, ou seja, atenuam os efeitos climáticos. Mas, não neutralizam as condições adversas. Se tiver chuva iminente, uma parte do produto pode ser perdida. As formulações estão evoluindo. Mas, não fazem mágica”, observou Carlos Crusciol em sua participação no workshop da Cyan.