PROÁLCOOL 40 ANOS: primeira política pública para o álcool vem dos anos 30
18-11-2015

Segundo Luiz Carlos Correa Carvalho, o Caio, presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e da Canaplan, a experiência do Brasil com o etanol e o Proálcool é extraordinária.
Mas as ações do país voltadas à promoção do biocombustível são anteriores à criação do IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool), em 1933, e do Proálcool, em novembro de 1975.
“A experiência do Brasil com etanol é muito anterior ao Proálcool, ao carro a álcool e aos carros flex. Veio antes mesmo da criação do IAA”, relata Caio. Nos anos 20 já existia um veículo movido a álcool no país.
A primeira experiência de uso do etanol como combustível no Brasil aconteceu em 1925, com um automóvel adaptado para funcionar com álcool etílico hidratado, que foi intensamente testado. A responsável por esta experiência foi a Estação Experimental de Combustíveis e Minérios (futuro Instituto Nacional de Tecnologia) – www.int.gov.br.
Pouco depois, em 1927, estudos indicam que a Usina Serra Grande, de Alagoas, foi a primeira do país a produzir etanol combustível. Iniciativa que, mais tarde, enfrentou sérias dificuldades por conta da queda dos preços do petróleo.
Em 1931 surgiu a primeira política pública de uso do álcool, que foi mandatória. “Era um decreto (197.717, de 20 de fevereiro de 1931) que tornava obrigatória a mistura do biocombustível à gasolina, além de obrigar veículos oficiais a utilizarem um combustível com mistura mínima de 10% de álcool”, relata Caio.

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