Processo de rastreabilidade e análise de DNA são os principais diferenciais da AgMusa
05-07-2018

A muda pré-brotada, AgMusa produzida pela BASF, passa por um longo processo de produção antes de chegar às prateleiras

Uma das empresas comprometidas em entregar mudas pré-brotadas de alta sanidade é a BASF, detentora da tecnologia de mudas sadias AgMusa. “Muitos pensam que é fácil produzir uma MPB. Basta ir no canavial, extrair a gema e terá uma muda pronta. Mas o que difere a AgMusa de um MPB caseiro é todo o seu processo de rastreabilidade e análise de DNA”, ressalta o engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da BASF, Daniel Medeiros.

Ele explica que as mudas AgMusa passam por um longo processo de produção antes de chegar às prateleiras. “Tomamos todo um cuidado desde a origem. Pegamos uma gema e fazemos uma multiplicação em laboratório para alcançar um altíssimo grau de limpeza da cana. O processo é chamado de produção de mudas por meristema.”

É apenas dessa forma, segundo Medeiros, que o produtor obterá uma muda livre de doenças sistêmicas, como escaldadura e raquitismo “Fora isso, a única forma de se livrar dessas enfermidades é através do tratamento térmico. Entretanto, se eu tenho um nível elevado de raquitismo, por exemplo, terei que fazer até três ciclos de tratamento térmico para reduzir a infestação e, mesmo assim, não chegarei a zerar a doença na planta.”

Para o engenheiro agrônomo, é vital que o MAPA crie modelos de classificação para as mudas de cana, a fim de diferenciá-las em classes fitossanitárias. “O AgMusa seria, por exemplo, de classe fitossanitária 1, enquanto que uma muda caseira, de classe 5. Isso iria ajudar o consumidor a ter a certeza de que está adquirindo um MPB com alta sanidade.”

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 55 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.