Produção de açúcar de beterraba branca na Ucrânia deve cair 5% em 2024/25, diz associação empresarial
22-01-2025

Queda está associada à seca e ao calor extremo enfrentados no verão de 2024

A produção de açúcar de beterraba branca na Ucrânia deve cair 5% na temporada 2024/25, atingindo 1,7 milhão de toneladas, informou a Associação Empresarial Agrícola Ucraniana (UCAB), nesta segunda-feira (20).

Segundo a UCAB, a redução está associada às condições climáticas adversas do verão de 2024, marcado por seca e calor extremo, que prejudicaram o rendimento da maioria das commodities agrícolas do país, incluindo a beterraba.

Além disso, a associação projeta que a área semeada com beterraba diminua para 245 mil hectares em 2025, ante 258 mil hectares no ano anterior. A redução reflete as limitações impostas pelas cotas de exportação de açúcar para a União Europeia, que restringem as vendas ucranianas ao bloco a 109,4 mil toneladas até junho de 2025.

Segundo Oleksandra Avramenko, chefe do comitê de integração europeia da UCAB, essas restrições, aliadas à necessidade de licenças para exportar para a UE, devem tornar as exportações "limitadas, lentas e previsíveis" no primeiro semestre de 2025. Ainda não há clareza sobre o formato do comércio entre a Ucrânia e a UE após junho de 2025.

As restrições comerciais da UE, introduzidas em abril de 2024, ocorreram em resposta a protestos de agricultores europeus que reclamaram de concorrência desleal de produtores de fora do bloco, incluindo os ucranianos, que operam sob regulamentações ambientais e burocráticas menos rígidas.

Fonte: DATAGRO