Produção de gasolina será menor, haverá etanol para suprir a demanda?
30-06-2015

A estatal prevê elevar a produção de petróleo no Brasil até 2020 para 2,8 milhões de barris por dia (bpd), bem abaixo dos 4,2 milhões de bpd estimados no plano anterior. A produção em 2015 deve ficar em cerca de 2,1 milhões de bpd.

Segundo previsão da própria Petrobras, divulgada em 2014, antes dos cortes em investimentos divulgados nesta segunda-feira (29), o consumo de gasolina no Brasil em 2020, será de 646 mil barris por dia, enquanto que a produção de gasolina, enquanto que a produção será 493 mil barris por dia.

Desde 2011, o país consume mais do que produz, perdendo a autossuficiência, comemorada pela Petrobras e pelo governo em 2006, quando a produção de petróleo equiparou-se ao volume de derivados consumidos à época no país.

A saída da Petrobras tem sido importar gasolina e também contar com o maior consumo de etanol, que vem batendo recorde de consumo mês a mês. Conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), as vendas do biocombustível das distribuidoras aos postos somaram 5,465 bilhões de litros de janeiro a abril, 32,6% mais que nos primeiros quatro meses de 2014 e maior nível da história para o período.

Com esse cenário, o mercado para etanol estará favorecido, no entanto, não pode-se esquecer que também não houve investimento para maior produção de etanol, pelo contrário, nos últimos anos, a política vigente foi de fechamento de usinas. Demanda por combustível vai ter, mas haverá etanol para aproveitar as boas oportunidades?
Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br