Produção de milho na China
09-09-2015

O panorama produtivo da China, outro importante país para a cultura do milho, é de níveis de utilização de tecnologia mais baixos. Embora o país adote o uso de biotecnologia através de variedades geneticamente modificadas, o milho é plantado e colhido manualmente em boa parte do cinturão agrícola do país. Além disso, a qualidade do solo, em muitas regiões, não é a ideal para a cultura.

A maioria é de pequenos produtores, com áreas de 0,5 a 2 hectares por fazenda e em muitas regiões se colhe mais de uma safra por ano. A produção chinesa de milho é basicamente destinada para o abastecimento do seu mercado doméstico, especialmente para a fabricação de rações para suprir seu rebanho animal.

Apesar dos gargalos ainda existentes, a China é um país que vem fazendo investimentos em tecnologias para a cultura do milho, como, por exemplo, pesquisas para desenvolvimento de variedades transgênicas. Segundo estudo realizado pelo Serviço Internacional para Aquisição e Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), o país possui potencial para aumentar em 35 milhões de hectares o cultivo de milho transgênico. Entre as safras 2009/10 e 2014/15, a China aumentou em 11% sua produtividade nas lavouras de milho, enquanto os EUA aumentaram em apenas 4% no mesmo período.

Veja matéria completa na editoria Tendências na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br