Produtividade da cana-de-açúcar cai em todo o estado
06-02-2015

Ao todo, foram 401,2 milhões de toneladas produzidas

A cana-de-açúcar perdeu produtividade na última safra em todo o Estado de São Paulo, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo o levantamento final da safra 2013/2014, houve diminuição na área plantada (de 1,5%), sendo que a maior parcela é referente à área nova (12,8%).

O volume produzido foi de 401,2 milhões de toneladas, redução de 9,7% no comparativo com a safra anterior, já a queda da produtividade que foi de 9,6%.

“Este quadro é decorrente de dois fatores: o primeiro refere-se à política econômica de administração dos preços da gasolina, que inviabilizou a competitividade do etanol, causando desestímulo e, por conseguinte, a crise do setor; o segundo é devido aos baixos índices pluviométricos registrados durante a safra, afetando a produtividade”, informou o instituto.

Em apenas duas regiões, das 38 do estado, houve aumento na produtividade. A região de Ribeirão foi classificada no grupo com queda de até 5%, considerada pouco expressiva.

Região está entre as cinco que menos perderam
Os Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) de Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Bauru, Avaré e Guaratinguetá foram os que registraram a menor queda na produtividade da cana na safra passada, entre 5% e 0,1%, segundo o IEA.

Já as regiões de Presidente Prudente e Jaú foram as únicas que tiveram alta. “Resultado que pode ser justificado pelo rendimento da safra 2012/13 que foi abaixo da média, 62,8 t/ha. Já para a safra que se encerra, foi registrada 78,2 t/ha, mais próximo à realidade”, explicou o instituto.