Produtor realiza 100% do plantio com o auxílio de plantadoras automatizadas e utiliza entre 7 e 13 toneladas de cana por hectare
13-10-2021

O planto de cana com qualidade começa com a colheita da muda. A estratégia é utilizar a mesma colhedora da safra antes de enviá-la para reforma

Antônio Fernando Tittoto (Toninho Tittoto) cultiva cana em sua fazenda de 2500 hectares localizada na região paulista de Serrana. O produtor rural foi um dos primeiros a testar o plantio mecanizado de cana-de-açúcar, isso há 15 anos, motivado pela falta de mão de obra para realizar a tarefa. Atualmente, 100% do seu plantio de cana é mecanizado, realizado por plantadoras automatizadas.

Nesse tempo, Tittoto foi aperfeiçoando a operação, que começa com os cuidados com a colheita da muda. A estratégia é utilizar a mesma colhedora da safra antes de enviá-la para reforma. “A parte interna das colhedoras novas ou reformadas tem quinas vivas que estragam as gemas. As curvas e arestas das máquinas usadas ao longo do ano já estão arredondadas e não causam danos às gemas”, explica.

O produtor salienta que o uso de plantadoras automatizadas contribui muito na obtenção de um plantio mecanizado com qualidade, pois a máquina oferece várias ferramentas que otimizam a operação. Com dedicação e tecnologia, Tittoto diz que consegue um plantio com qualidade inegável e baixo consumo de mudas, entre 7 e 13 toneladas de cana por hectare. O volume varia de acordo com a variedade de cana.

Ele reconhece a qualidade do plantio manual, mas para ele, o plantio mecânico é a melhor opção, em decorrência do menor custo, baixa necessidade de mão de obra e por permitir aproveitar melhor as janelas de plantio, uma vez que a máquina pode plantar 24 horas por dia e sete dias por semana.

Tittoto foi um dos debatedores da live “Alternativas para que o plantio de cana não seja o maior gargalo da operação”, realizada pela CanaOnline. Confira a gravação da live e veja mais sugestões do produtor para alcançar um plantio de cana mecanizado com qualidade.

Confira a live: https://www.youtube.com/watch?v=5FvxQdRAfP4&t=4679s