Produtores canavieiros da Paraíba prestigiam lançamento do livro que resgata história da cana-de-açúcar em Pernambuco
20-07-2022

Obra de Marcos Aurélio e Benon Barreto foi lançada em solenidade na Associação dos Fornecedores de Cana em Pernambuco

Para fazer chegar aos mais novos e relembrar aos mais velhos a importância de Pernambuco como protagonista na produção de cana-de-açúcar. Essa foi a ideia central dos engenheiros agrônomos Marcos Aurélio Cavalcante dos Santos e Benon José de Barros Barreto, autores do livro “Cana-de-Açúcar em Pernambuco - O Que Você Já Sabe e Que Vai Saber Agora” - obra que foi lançada ontem em solenidade na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O livro pode ser adquirido pelo valor de R$ 100.

Em pouco mais de 350 páginas, referenciadas por vivências de décadas de ambos no setor, o livro exalta o quão Pernambuco foi e segue sendo berço da produção de cana no País e, portanto, documentar a história secular do setor canavieiro fez-se necessário para “resgatar a imagem do Estado como produtor da cana”, como bem asseverou Marco Aurélio. 

“A pretensão nossa é resgatar a imagem e a importância de Pernambuco como produtor. Foi por aqui onde se instalaram os primeiros canaviais e foram implantados os primeiros engenhos. O interesse (do livro) foi tornar público e levar aos mais novos o conhecimento sobre o assunto e reforçar aos mais velhos para que não esqueçam disso”, ressaltou o autor.

Noite de agradecimentos

“Eu não esperava e me surpreendeu, pelo calor humano, pela amizade e pelo respeito que temos nesses 70 anos do agro. Isso culminou com uma festa grandiosa e muito gratificante principalmente para mim e para Marcos Aurélio." Foi dessa forma que Benon José de Barros Barreto definiu a noite de lançamento do livro, tomada por dezenas de convidados do setor no Estado. 

Para Benon, nome de peso quando o assunto é a cana de açúcar – haja vista o decorrer de pelo menos sete décadas dedicadas à matéria-prima, fato que lhe deixa à vontade para confessar que tanto quanto tem amor à sua família, o tem também pelo trabalho na Zona Canavieira de Pernambuco, setor que detém devoção há mais de sete décadas.