Produtores Top
28-04-2017

Com capacitação, produtores conseguem canavial top
Com capacitação, produtores conseguem canavial top

Programa Top Cana busca promover a melhoria das práticas agrícolas e a sustentabilidade da produção

Leonardo Ruiz

Em 2011, a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), com sede localizada no município paulista de mesmo nome, firmou uma parceria com a ONG holandesa Solidaridad com o objetivo de criar projetos de desenvolvimento rural sustentável no meio canavieiro com foco nos fornecedores de cana. Um dos principais frutos desta união foi a criação do Horizonte Rural, uma plataforma online de diagnóstico da propriedade rural, desenvolvida para ajudar o produtor a caminhar na direção de uma produção cada vez mais sustentável.

Com esta ferramenta em mãos, as duas entidades começaram a realizar testes pontuais a fim de verificar, na prática, a eficiência da metodologia. Alguns associados da Socicana foram selecionadospara participar de um projeto piloto. Já no ano-safra 2014/15, a Solidaridad utilizou a mesma ferramenta para a criação, em parceria com a Raízen, do Programa ELO, uma iniciativa até então inédita na cadeia produtiva de cana-de-açúcar no mundo,como objetivo apoiar os fornecedores do Grupo na busca por uma produção mais sustentável.

Em meados de 2016, após colher excelentes resultados, tanto do projeto piloto quanto do Programa ELO, a Socicana e a Solidaridad decidiram expandir os trabalhos, criando o Programa TOP Cana, cuja proposta é conduzir um mapeamento completo das propriedades rurais e de seus processos, identificando atividades que o produtor já realiza dentro de critérios sustentáveis e orientá-lo para que as demais também estejam alinhadas a essa visão, para que possa, no futuro, estar preparado para um processo de certificação.

Busca de parcerias e engajamento dos produtores

Como grande parte dos produtores associados a Socicana são fornecedores de três grandes usinas da região: Santa Adélia, São Martinho e Raízen, as entidades entraram em contato com as unidades buscando apoio institucional para o desenvolvimento do Projeto. O pedido foi prontamente atendido pelas três empresas que se propuseram a auxiliar no que fosse necessário, inclusive, incentivando seus fornecedores a participar do programa.

Veja matéria completa na editoria Capa, da edição 41 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.