Programa Cana IAC lança o Censo do uso de Irrigação na Cana-de-açúcarvoltar

Publicado em : 24/08/2018
Programa Cana IAC lança o Censo do uso de Irrigação na Cana-de-açúcar

A irrigação em cana não é mais só para salvar a lavoura, mas aumentar a produtividade e longevidade dos canaviais

Cada vez mais, os profissionais do setor sucroenergético se conscientizam de que irrigação não é só para salvar a lavoura, mas para aumentar a produtividade dos canaviais. Com isso, a irrigação na cultura de cana-de-açúcar deixa de ser quase exclusividade da região nordeste e se espalha pelos canaviais do Centro-Sul do país.

Para acompanhar e mapear esse movimento, o Programa Cana IAC está criando o Censo do uso de Irrigação na Cana-de-açúcar. Esse projeto terá a coordenação do pesquisador Marcos Landell e a liderança do pesquisador e estatístico Rubens Braga Jr., técnico com mais de 30 anos de experiência na coleta de informações e interpretação dos dados de censo e com a participação dos professores/pesquisadores Alexandre Dalri e Regina Pires.

De acordo com Marcos Landell, o Censo do uso de Irrigação na Cana-de-açúcar tem como objetivo atender a crescente necessidade de informação do setor sucroenergético, possibilitando aos participantes o acesso a importantes conhecimentos e tendências para o uso da irrigação e ferramenta na tomada de decisão. Para tanto, é necessário o levantamento de informações sobre o uso da irrigação na cana.

“Esse novo censo surge com o compromisso de apresentar as informações ao público de maneira transparente, mas, garantindo formalmente resguardar a confidencialidade da informação individual enviada por cada uma das unidades produtoras. Os dados agrupados, fornecerão relevantes análises permitindo uma visão contextual do uso de irrigação para a promoção da segurança a energética frente aos cenários de mudança climática e garantia de sustentabilidade da produção de energias renováveis”, explica Landell.

O Censo do uso de Irrigação na Cana-de-açúcarjá conta com o apoio de importantes agentes do setor canavieiro, como por exemplo, as empresas Netafim e Valmont.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •