Programa diferenciado de manejo eleva a produtividade do canavial à 193 toneladas de cana por hectare
10-10-2019
Mas o foco do produtor Daine Frangiosi é elevar as Toneladas de Açúcar por Hectare (TAH) em vez de Toneladas de Cana por Hectare (TCH)
Anualmente, o produtor Daine Frangiosi, proprietário da Fazenda Santo Inácio Jaborandi, localizada em Campo Florido/MG, separa 20% de sua área de plantio para testar novos produtos e pacotes tecnológicos para o sulco de plantio.
Na safra passada, todas as 48 variedades utilizadas na propriedade foram plantadas em um campo experimental a fim de testar o Programa Gennesis, da FMC AgriculturalSolutions. Os resultados surpreenderam o canavicultor.
"Na área tratada com o programa Gennesis, obtive um TCH de 193; um ATR de 131,44; um TAH de 25,37 e uma infestação de broca de 0,76. Na área com tratamento padrão, os números foram: TCH de 169; ATR de 124; TAH de 21,02 e uma infestação de 3,96."
Segundo Daine, há alguns anos, o foco de seu trabalho tem sido TAH (Toneladas de Açúcar por Hectare) em vez de TCH (Toneladas de Cana por Hectare). "Meu objetivo a longo prazo é chegar a 20 TAH. Para tal, tenho investido bastante em pesquisa para encontrar novas e produtivas variedades e as melhores técnicas de manejo."
Na safra atual (até o dia 06/10), a média de TAH da propriedade é 16,56, com um ATR de 134,77 e um TCH de 122,88.
Um dos trunfos da alta produtividade dos canaviais de Frangiosi é o tratamento realizado no sulco de plantio. Há quatro safras, o produtor adota o Programa Gênnesis, da FMC, que consiste na utilização de produtos químicos e biológicos de alta performance e variados modos de ação, possibilitando que a cana possa brotar e se desenvolver equilibrada, sadia e vigorosa em um ambiente livre de matocompetição, pragas e doenças.
No ciclo passado, Frangiosi adotou o pacote Gênnesis - que inclui os produtos Quartzo/Marshal Star, Seed+, Altacor, Authority e Stone - em cerca de 300 hectares de sua área de reforma, que gira em torno de 600 hectares anuais. Para este ano, a área tratada deve subir para 400 hectares, totalizando 80% dos canaviais destinados a renovação. A área total da propriedade é de 4400 ha.
#TourAltacor #FMC #ProgramaGennesis
#TourAltacor #ProgramaGennesis #FMC



